Sesc PR
Paraná
Artes Visuais
Artes Visuais

Folia de Reis

Nossa identidade é sempre uma questão. As fronteiras do que nos define enquanto pessoas ou enquanto grupo são fluidas, se confundem em vários momentos, mas a busca por definir e defender quem somos, nosso passado, nossa cultura, é sempre uma constante.

Com origens e causas muito distintas, típico de um país com fronteiras territoriais muito extensas, a defesa da continuidade de festas/ritos/comemorações é parte do processo de construção de um povo, sendo essencial para a manutenção de um presente rico em diversidade.

Na busca de que certas tradições de nosso estado ultrapassem o contexto familiar daqueles que lutam pela permanência dessa cultura a exposição Folia de Reis foi buscar na história de duas famílias, uma de Curitiba (Companhia de Reis) e outra de Londrina (Grupo Mensageiros da Paz), o que pode ser mais precioso dessa festa, a qual se conserva pela fé e vontade daqueles que construíram suas identidades pessoais a partir da cultura popular.

A exposição contou com os textos da cineasta, pesquisadora, professora e produtora Lia Marchi; com objetos e imagens do acervo das companhias Folia de Reis de Inácio Bello dos Santos, embaixador: Inácio Bello dos Santos – Curitiba, PR e da Folia de Reis Grupo Mensageiros da Paz, embaixador: Francisco Garbosi – Londrina, PR; e com fotografias da Companhia de Santos Reis Grupo Menino Deus – Londrina – registrado em 2017 por Gerson Sobreira.

Confira abaixo o catálogo da exposição