Sesc PR
Paraná
Literatura em casa
Literatura em casa

Como começar a ler Dalton Trevisan

O Vampiro de Curitiba completa 95 anos no próximo dia 14 de junho. Para celebrar a obra do escritor curitibano, considerado um dos grandes nomes do conto mundial, selecionamos cinco livros que possam guiar os novos leitores pela incrível Curitiba daltoneana.

Novelas nada exemplares (1959)

Primeiro livro a projetar Dalton Trevisan nacionalmente, Novelas nada exemplares, desde o título – um trocadilho com Cervantes –, brinca com as nuances das relações. Os contos refletem o olhar arguto e corajoso do escritor. São textos curtos e lancinantes, que dariam o tom a toda a obra do Vampiro.

O Vampiro de Curitiba (1965)

Livro icônico de Dalton Trevisan, O Vampiro de Curitiba ajudou a criar a figura de um autor esquivo, que caminha pelas sombras da cidade para retratar aquilo que pode parecer invisível aos olhos da maioria. Nos contos, Nelsinho vaga por um Curitiba mítica, que já não existe mais, mas que moldou o itinerário narrativo do escritor.

A Polaquinha (1985)

Mestre das narrativas curtas e curtíssimas, Dalton Trevisan escreveu um único romance: A Polaquinha – e que muitos dizem se tratar, na verdade, de contos que funcionam também como capítulos. A despeito de toda a questão de gênero literário, o livro retorna aos temas caros ao Vampiro, compondo um espelho quebrado e que reflete as mazelas de nossa sociedade.

Em busca de Curitiba perdida (1992)

Coletânea que reúne contos completamente reescritos, Em busca de Curitiba perdida é, praticamente, um livro novo, além de ser também um bom começo para qualquer leitor. Estão ali os principais textos do escritor até aquele momento e que ajudam a formar um caminho geográfico e sentimental pela obra de Dalton Trevisan.

O Beijo na nuca (2014)

Livro mais recente de Dalton Trevisan até agora, O Beijo na nuca reúne quase 50 contos e marca a volta às narrativas mais longas. Mesmo que tipicamente curitibano, o livro é recheado de referências aos clássicos universais, uma das grandes paixões do Vampiro.