No dia 02 de setembro iniciamos a turma do Desafio 5km – Comércio em Movimento eixo Lazer, na Unidade Sesc Ivaiporã. A programação contempla duas aulas semanais com carga horária de 1 hora/dia, até final de novembro. Com abordagem voltada para prática pedestrianismo e turma composta por trabalhadores do comércio e seus dependentes, bem como, empresários do ramo de bens, serviços e turismo.

As aulas iniciam com uma roda de conversa elencando os pontos que serão desenvolvidos. Posteriormente, aplica-se a teoria nas atividades práticas.

Entre elas, podemos citar:

– V̇O2 Máximo;

– Treinamentos de postura / passada / respiração;

– Treinamentos coordenativos de corrida;

– Treinamentos intervalados;

– Treinamentos resistidos;

– Treinamentos de subida/descida;

– Treinamentos de progressão;

– Treinamentos para encontrar “pacing padrão”;

– Treinamento específico com o percurso da etapa de Ivaiporã.

As atividades são desenvolvidas no ginásio de esportes e no Lago Jardim Botânico – em frente a Unidade.

Em 29 de agosto, os colaboradores da empresa Coletto 3R participaram de uma roda de conversa sobre organização do tempo x controle do estresse. A ação foi ministrada pela psicóloga contratada Amanda Suguimoto, que pontuou os principais aspectos do tema para discussão em grupo, conduzindo os participantes a autoavaliação e elaboração de planos de ação para melhoria, objetivando a qualidade de vida dentro e fora da empresa. O assunto está em alta e sabe-se que a organização do tempo está ligada ao estresse, uma vez que a falta de equilíbrio entre o pessoal e o profissional está diretamente relacionada a piora na qualidade de vida. Aprender a como administrar o tempo de modo eficaz é fundamental para estabelecer uma rotina mais produtiva e tranquila. Isso evita a exaustão física e mental, a má alimentação e a falta de criatividade.

O Comércio em Movimento Educação – Engaja 2019, é uma proposta que o Sesc de Paranavaí e a empresa fidelizada Supermercado Canção desenvolverão durante o ano de 2019.

Trata do desenvolvimento de ações e dinâmicas de interação, metodologia ativa e cultura maker, com reflexões temáticas que norteiam cotidianamente relações como cooperação, respeito, reconhecimento e comunicação. Ações desenvolvidas pela Técnica de Atividades Educação Tânia Volpato e Orientadora Educacional Suelen Silva. Entende-se que é de grande importância a gestão do capital humano e a valorização do profissional como estratégias fortes para a empresa que tem o olhar voltado para o crescimento do profissional.

No mês de agosto as empresas fidelizadas do projeto Comércio em Movimento receberam as rodas de conversa com a temática Eneagrama e Gestão de Pessoas. O tema explorou as características das nove personalidades, suas potencialidades e de que maneira conhecê-las pode melhorar o trabalho da equipe de trabalho, bem como cada colaborador poderia potencializar sua personalidade nos âmbitos profissionais e pessoais. As rodas de conversa foram produtivas e tiveram muitas trocas entre os colegas de trabalho em cada empresa.

No mês de agosto aconteceu a Oficina de Ecobag, na Casas Ajita, em Foz do Iguaçu, uma atividade do projeto Comércio em Movimento.

Os colaboradores da loja aprenderam técnicas de pintura em tecido e puderam esbanjar criatividade ao criarem seu próprio design. O que aos primeiros rabiscos não parecia muito promissor para eles, no fim surpreendeu e se tornou motivo de orgulho.

Com o objetivo de sensibilizar a equipe da empresa Todimo por meio de dinâmicas pedagógicas sobre a temática “O trabalho em equipe no ambiente cooperativo e os respectivos impactos nas relações comerciais e pessoais”, em agosto, ocorreu a mediação na qual  foi possível trazer para a reflexão a relevância de trabalhar de forma cooperativa para que o grupo seja vencedor independente do cargo que ocupa. Cada papel exercido na empresa é fundamental no conjunto do todo, assim, o brilho sempre será coletivo.

As dinâmicas foram finalizadas com um bate-papo, no qual foi possível destacar a emoção de realizar as tarefas em conjunto e a sensação de dever cumprido.

Os orientadores do Futuro Integral do Sesc Guarapuava realizaram na Empresa Aliança Contabilidade, fidelizada ao Comércio em Movimento, uma oficina com objetivos de resolução de problemas, pensamento crítico e colaboração e habilidades interpessoais no contexto empresarial. Esse tipo de metodologia estimula o trabalho coletivo e a troca de ideias.

O Produto Comércio em Movimento oferece às empresas comerciais atividades de bem-estar e qualidade de vida.  No mês de julho, a Unidade de Serviço Sesc da Esquina, por meio da área de Educação em Saúde, proporcionou aos funcionários da empresa BT Conexão Cliente, a Dança Circular, que tem como objetivo trazer o bem-estar físico, emocional, mental, energético e social.

A empresa fidelizada Coprolimpe recebeu, no mês de julho, ação do Comércio em Movimento Saúde, uma roda de conversa sobre Comportamento Preventivo, seguido de testes rápidos de glicemia e colesterol. O objetivo da ação é sensibilizar os trabalhadores do comércio para a importância da prevenção em saúde, do autocuidado e dos hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida. A empresa contribuinte Depósito São Luiz também recebeu a atividade, com o convite de fidelização ao projeto Comércio em Movimento, visando a ampliação do repertório de seus colaboradores, com impacto positivo na rotina de trabalho e relacionamento interpessoal.

O Sesc Cascavel promoveu a Reunião com os Multiplicadores das empresas fidelizadas ao projeto Comércio em Movimento, no dia 14 de março. Estiveram presentes representantes das empresas e técnicos de atividades de cada área envolvida no projeto.

Neste ano serão atendidas 11 empresas com ações interdisciplinares, das áreas de Lazer, Cultura, Saúde e Educação. Na reunião, o projeto foi apresentado aos presentes, que também compartilharam de suas expectativas sobre as atividades oferecidas. Além disso, o gerente da Unidade Cascavel apresentou sobre os serviços ofertados pelo Sesc Cascavel, estendendo o convite a todos para fazerem uso desses benefícios.

reuniao-multiplicadores-comercio-em-movimento-3-520x390

A comunicação é a chave do desenvolvimento das ações e realizações de uma empresa e, pensando em aprimorar esta ferramenta, o  Sesc Maringá realizou uma ação interativa sobre comunicação na empresa Hoftalmar – fidelizada pelo Comércio em Movimento, no dia 15 de março.

O objetivo foi retomar conceitos trabalhados em 2018 e colocá-los em prática durante dinâmicas e jogos teatrais. As ações lúdicas permitem a promoção de  soluções criativas e o desenvolvimento de novas habilidades como: iniciativa, percepção e até mesmo uma comunicação mais elaborada.

A ação marcou o início das atividades do projeto na empresa, que seguirá durante o ano de 2019.

20190315_131123-520x318

No dia 26 de setembro, foi realizada no Sesc Apucarana a palestra eSocial: O impacto causado nas empresas. A ação referente ao Comércio em Movimento apresentou situações advindas deste instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas que tem por finalidade padronizar a transmissão, validação, armazenamento e distribuição destes dados. Contadores das empresas do comércio e responsáveis pelos Recursos Humanos das Empresas compuseram a maioria do público presente.

Mais que 40 pessoas participaram ativamente da ação mediada por Fábio Mosconi, Administrador de empresas (Fafimam), com a formação em Engenharia de Produção (UFPR) em curso, MBA em Gestão Ambiental e Técnico em Segurança do Trabalho. Muitas perguntas e troca de informações fizeram parte da roda de conversa.

dsc_3420-520x293

Com o tema “Empatia no Ambiente de Trabalho” os funcionários do Hospital São Vicente de Paulo participaram no dia 18 de setembro, de uma roda de conversa com a psicóloga, Larissa Cabreira, e a técnica de Atividades, Adeis Hansen. O tema de discussão foi solicitado pelo RH do hospital para colaborar com a necessidade da empresa e para ampla aceitação por parte dos funcionários.

img_9345-520x390

O Sesc Apucarana realizou no dia 23 de agosto, o “Dia em Família – Comércio em Movimento”. Em 2018, o evento teve como tema “Afeto, a família moderna e a tecnologia”. Fez parte da programação a apresentação musical com Paulinho Shoffen Trio; bate-papo  com  a psicóloga Audrey Ventura – “O que é afeto? O desenvolvimento da tecnologia e dos meios de comunicação e a sociedade”, e a recreação para os pais e filhos com números de mágica,  jogos de tabuleiro e oficina de desenho.

dia-em-familia-520x583

No dia 21 de agosto, o Sesc Cornélio Procópio realizou um encontro do Comércio em Movimento na área da Educação com o tema: “Apresentação pessoal e marketing profissional”. O encontro trabalhou os principais aspectos da etiqueta profissional, apresentação de roupas, maquiagens, acessórios, higiene, postura, comunicação, clareza e tom de voz, com o objetivo de relacionar a qualidade de vida com os hábitos pessoais e o ambiente de trabalho.

img-20180821-wa0038

 

No dia 16 de agosto, o Sesc Ponta Grossa realizou o III Encontro de Rh’s do Projeto Comércio em Movimento. Nessa ação foi trabalhado o tema “Gestão de pessoas por competências”, conduzido pela técnica de Atividades, Jaqueline Wolski. Além da temática abordada, o encontro aproximou os multiplicadores de RH’s das empresas com o Sesc e permitiu a troca de experiências.

img_20180816_083839880-520x326