O Sesc Cascavel promoveu a Reunião com os Multiplicadores das empresas fidelizadas ao projeto Comércio em Movimento, no dia 14 de março. Estiveram presentes representantes das empresas e técnicos de atividades de cada área envolvida no projeto.

Neste ano serão atendidas 11 empresas com ações interdisciplinares, das áreas de Lazer, Cultura, Saúde e Educação. Na reunião, o projeto foi apresentado aos presentes, que também compartilharam de suas expectativas sobre as atividades oferecidas. Além disso, o gerente da Unidade Cascavel apresentou sobre os serviços ofertados pelo Sesc Cascavel, estendendo o convite a todos para fazerem uso desses benefícios.

reuniao-multiplicadores-comercio-em-movimento-3-520x390

A comunicação é a chave do desenvolvimento das ações e realizações de uma empresa e, pensando em aprimorar esta ferramenta, o  Sesc Maringá realizou uma ação interativa sobre comunicação na empresa Hoftalmar – fidelizada pelo Comércio em Movimento, no dia 15 de março.

O objetivo foi retomar conceitos trabalhados em 2018 e colocá-los em prática durante dinâmicas e jogos teatrais. As ações lúdicas permitem a promoção de  soluções criativas e o desenvolvimento de novas habilidades como: iniciativa, percepção e até mesmo uma comunicação mais elaborada.

A ação marcou o início das atividades do projeto na empresa, que seguirá durante o ano de 2019.

20190315_131123-520x318

No dia 26 de setembro, foi realizada no Sesc Apucarana a palestra eSocial: O impacto causado nas empresas. A ação referente ao Comércio em Movimento apresentou situações advindas deste instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas que tem por finalidade padronizar a transmissão, validação, armazenamento e distribuição destes dados. Contadores das empresas do comércio e responsáveis pelos Recursos Humanos das Empresas compuseram a maioria do público presente.

Mais que 40 pessoas participaram ativamente da ação mediada por Fábio Mosconi, Administrador de empresas (Fafimam), com a formação em Engenharia de Produção (UFPR) em curso, MBA em Gestão Ambiental e Técnico em Segurança do Trabalho. Muitas perguntas e troca de informações fizeram parte da roda de conversa.

dsc_3420-520x293

Com o tema “Empatia no Ambiente de Trabalho” os funcionários do Hospital São Vicente de Paulo participaram no dia 18 de setembro, de uma roda de conversa com a psicóloga, Larissa Cabreira, e a técnica de Atividades, Adeis Hansen. O tema de discussão foi solicitado pelo RH do hospital para colaborar com a necessidade da empresa e para ampla aceitação por parte dos funcionários.

img_9345-520x390

O Sesc Apucarana realizou no dia 23 de agosto, o “Dia em Família – Comércio em Movimento”. Em 2018, o evento teve como tema “Afeto, a família moderna e a tecnologia”. Fez parte da programação a apresentação musical com Paulinho Shoffen Trio; bate-papo  com  a psicóloga Audrey Ventura – “O que é afeto? O desenvolvimento da tecnologia e dos meios de comunicação e a sociedade”, e a recreação para os pais e filhos com números de mágica,  jogos de tabuleiro e oficina de desenho.

dia-em-familia-520x583

No dia 21 de agosto, o Sesc Cornélio Procópio realizou um encontro do Comércio em Movimento na área da Educação com o tema: “Apresentação pessoal e marketing profissional”. O encontro trabalhou os principais aspectos da etiqueta profissional, apresentação de roupas, maquiagens, acessórios, higiene, postura, comunicação, clareza e tom de voz, com o objetivo de relacionar a qualidade de vida com os hábitos pessoais e o ambiente de trabalho.

img-20180821-wa0038

 

No dia 16 de agosto, o Sesc Ponta Grossa realizou o III Encontro de Rh’s do Projeto Comércio em Movimento. Nessa ação foi trabalhado o tema “Gestão de pessoas por competências”, conduzido pela técnica de Atividades, Jaqueline Wolski. Além da temática abordada, o encontro aproximou os multiplicadores de RH’s das empresas com o Sesc e permitiu a troca de experiências.

img_20180816_083839880-520x326

No dia 2 de agosto, as unidades Sesc e Senac de Londrina e o Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), promoveram a palestra do Comércio em Movimento: “A Reinvenção do Comércio”, com Wellington Moreira, em comemoração ao Dia do Comerciante. O auditório esteve repleto de empresários e trabalhadores do comércio de Londrina e região que buscaram ampliar seus conhecimentos para melhoria da gestão de seus negócios, por meio de inovações, tendências de varejo e gestão de pessoas. O palestrante Wellington Moreira propôs interação com o público, onde foram compartilhados exemplos práticos que serão adotados nas empresas a partir deste momento.

Estiveram presentes o presidente do Sincoval, Ovhanes Gava; o presidente da Sindióptica, José Alberto Pereira; o diretor do Sinca PR, Hamilton Rodrigues, representando o presidente da entidade, Paulo Hermínio Pennacchi; a presidente da Câmara da Mulher de Londrina, Mônica Pires, além de representantes das rádios Folha FM e Igapó FM e Sescap. Demais sindicatos empresariais filiados e Sebrae também apoiaram a realização desta palestra.

Foram arrecadados 137,5 kg de alimentos não perecíveis para o Programa Mesa Brasil na entrada do evento. A gerente executiva do Sesc Londrina Centro, Yuka Toyama Borges, e o presidente do Sincoval, Ovhanes Gava, fizeram a entrega destes alimentos durante a semana.

O Programa Mesa Brasil atende atualmente 80 instituições sociais de Londrina e região.

foto_diadocomerciante2-ok-520x390

No dia 28 de junho, foi realizada a palestra “Qualidade de vida no trabalho”. Dentro do projeto “Tempo de Ideias” e, alinhado ao tema norteador, o assunto discutido trouxe a ideia básica de que as pessoas são mais produtivas quanto mais satisfeitas e envolvidas com o próprio trabalho. Portanto, a ideia principal da atividade era apresentar aos participantes que a conciliação dos interesses dos indivíduos e das organizações melhoram a satisfação do trabalhador dentro de seu contexto laboral e, consequentemente, a produtividade.

img_2722-1-520x390

Na quinta-feira (21), o Sesc Ponta Grossa realizou o show do projeto Tempo de Ideias, com a Cia. Senhas de Teatro, de Curitiba. O projeto tem como característica proporcionar um espaço para que ideias sejam discutidas de forma ampla e democrática, com a finalidade de sensibilizar e oportunizar novo aprendizado ao participante, além de servir como estímulo à mudança de comportamento que direciona para uma melhor qualidade de vida.

O evento abordou o tema qualidade de vida no ambiente de trabalho, mais especificamente o estresse do dia a dia e as estratégias para minimizá-lo. A palestra-show Marci e Você, Tudo a Ver, tratou o tema de forma divertida, engraçada, interagindo com a plateia, o que possibilitou a troca de ideias por parte dos participantes, novos aprendizados aos trabalhadores do comércio a partir de reflexões sobre seu comportamento social.

img_20180621_192838565

O Sesc Ponta Grossa realizou na última quarta-feira (20) mais uma atividade do Comércio em Movimento. A ação do eixo lazer ocorreu no Hotel Vila Velha, empresa fidelizada do projeto. O tema, ministrado pelo técnico de atividades, Gustavo Sousa, foi: “Lazer, Atividade Física e Qualidade de Vida”. Ao fim, os 30 participantes realizaram uma sessão de ginástica multifuncional.

comercio-em-movimento-hotel-vila-velha-jun-2018-2-480x360

Neste mês, o Sesc de União da Vitória realizou mais um encontro do Comércio em Movimento no Grupo Ravanello. O tema da roda de conversa foi sobre Meio Ambiente e a importância dos 5 R’s: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Como separar o material, onde encaminhar, a importância da reciclagem e o impacto sobre o meio ambiente foram os assuntos discutidos.

20180613_170201-520x293

A unidade Sesc Apucarana iniciou nesta segunda (16) uma sequência de quatro oficinas de Dança de Salão oferecidas para comerciários durante a Semana do Comércio em Movimento. Os participantes iniciaram aprendendo técnicas básicas do ritmo Bolero, terão ainda na sequência:  (17 – ter) – Forró, (18 -qua) – sertanejo e (19 – qui) – Valsa.

A dança desenvolve coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, desperta e aprimora a musicalidade corporal de forma inteligente e natural, permitindo uma melhora na autoestima e a ruptura de diversos bloqueios psicológicos, possibilita o convívio e aumento do rol de relações sociais, torna-se uma opção de lazer.

img_7104-520x520-apucarana

No último dia 24/8,  o Sesc Cornélio Procópio promoveu mais uma ação do projeto Comércio em Movimento no Supermercado Cidade Canção na área da Educação.

O colaborador Marcelo Jesus acompanhado das técnicas de Educação da U.S., proporcionou um momento de reflexão, fazendo uma roda de conversas, abordando o tema “Atitudes transformam”. Foi um momento de trocas e aprendizado, em que todos puderam participar e envolver-se.

img_0696-520x390