No dia 26 de setembro, foi realizada no Sesc Apucarana a palestra eSocial: O impacto causado nas empresas. A ação referente ao Comércio em Movimento apresentou situações advindas deste instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas que tem por finalidade padronizar a transmissão, validação, armazenamento e distribuição destes dados. Contadores das empresas do comércio e responsáveis pelos Recursos Humanos das Empresas compuseram a maioria do público presente.

Mais que 40 pessoas participaram ativamente da ação mediada por Fábio Mosconi, Administrador de empresas (Fafimam), com a formação em Engenharia de Produção (UFPR) em curso, MBA em Gestão Ambiental e Técnico em Segurança do Trabalho. Muitas perguntas e troca de informações fizeram parte da roda de conversa.

dsc_3420-520x293

Com o tema “Empatia no Ambiente de Trabalho” os funcionários do Hospital São Vicente de Paulo participaram no dia 18 de setembro, de uma roda de conversa com a psicóloga, Larissa Cabreira, e a técnica de Atividades, Adeis Hansen. O tema de discussão foi solicitado pelo RH do hospital para colaborar com a necessidade da empresa e para ampla aceitação por parte dos funcionários.

img_9345-520x390

O Sesc Apucarana realizou no dia 23 de agosto, o “Dia em Família – Comércio em Movimento”. Em 2018, o evento teve como tema “Afeto, a família moderna e a tecnologia”. Fez parte da programação a apresentação musical com Paulinho Shoffen Trio; bate-papo  com  a psicóloga Audrey Ventura – “O que é afeto? O desenvolvimento da tecnologia e dos meios de comunicação e a sociedade”, e a recreação para os pais e filhos com números de mágica,  jogos de tabuleiro e oficina de desenho.

dia-em-familia-520x583

No dia 21 de agosto, o Sesc Cornélio Procópio realizou um encontro do Comércio em Movimento na área da Educação com o tema: “Apresentação pessoal e marketing profissional”. O encontro trabalhou os principais aspectos da etiqueta profissional, apresentação de roupas, maquiagens, acessórios, higiene, postura, comunicação, clareza e tom de voz, com o objetivo de relacionar a qualidade de vida com os hábitos pessoais e o ambiente de trabalho.

img-20180821-wa0038

 

No dia 16 de agosto, o Sesc Ponta Grossa realizou o III Encontro de Rh’s do Projeto Comércio em Movimento. Nessa ação foi trabalhado o tema “Gestão de pessoas por competências”, conduzido pela técnica de Atividades, Jaqueline Wolski. Além da temática abordada, o encontro aproximou os multiplicadores de RH’s das empresas com o Sesc e permitiu a troca de experiências.

img_20180816_083839880-520x326

No dia 2 de agosto, as unidades Sesc e Senac de Londrina e o Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), promoveram a palestra do Comércio em Movimento: “A Reinvenção do Comércio”, com Wellington Moreira, em comemoração ao Dia do Comerciante. O auditório esteve repleto de empresários e trabalhadores do comércio de Londrina e região que buscaram ampliar seus conhecimentos para melhoria da gestão de seus negócios, por meio de inovações, tendências de varejo e gestão de pessoas. O palestrante Wellington Moreira propôs interação com o público, onde foram compartilhados exemplos práticos que serão adotados nas empresas a partir deste momento.

Estiveram presentes o presidente do Sincoval, Ovhanes Gava; o presidente da Sindióptica, José Alberto Pereira; o diretor do Sinca PR, Hamilton Rodrigues, representando o presidente da entidade, Paulo Hermínio Pennacchi; a presidente da Câmara da Mulher de Londrina, Mônica Pires, além de representantes das rádios Folha FM e Igapó FM e Sescap. Demais sindicatos empresariais filiados e Sebrae também apoiaram a realização desta palestra.

Foram arrecadados 137,5 kg de alimentos não perecíveis para o Programa Mesa Brasil na entrada do evento. A gerente executiva do Sesc Londrina Centro, Yuka Toyama Borges, e o presidente do Sincoval, Ovhanes Gava, fizeram a entrega destes alimentos durante a semana.

O Programa Mesa Brasil atende atualmente 80 instituições sociais de Londrina e região.

foto_diadocomerciante2-ok-520x390

No dia 28 de junho, foi realizada a palestra “Qualidade de vida no trabalho”. Dentro do projeto “Tempo de Ideias” e, alinhado ao tema norteador, o assunto discutido trouxe a ideia básica de que as pessoas são mais produtivas quanto mais satisfeitas e envolvidas com o próprio trabalho. Portanto, a ideia principal da atividade era apresentar aos participantes que a conciliação dos interesses dos indivíduos e das organizações melhoram a satisfação do trabalhador dentro de seu contexto laboral e, consequentemente, a produtividade.

img_2722-1-520x390

Na quinta-feira (21), o Sesc Ponta Grossa realizou o show do projeto Tempo de Ideias, com a Cia. Senhas de Teatro, de Curitiba. O projeto tem como característica proporcionar um espaço para que ideias sejam discutidas de forma ampla e democrática, com a finalidade de sensibilizar e oportunizar novo aprendizado ao participante, além de servir como estímulo à mudança de comportamento que direciona para uma melhor qualidade de vida.

O evento abordou o tema qualidade de vida no ambiente de trabalho, mais especificamente o estresse do dia a dia e as estratégias para minimizá-lo. A palestra-show Marci e Você, Tudo a Ver, tratou o tema de forma divertida, engraçada, interagindo com a plateia, o que possibilitou a troca de ideias por parte dos participantes, novos aprendizados aos trabalhadores do comércio a partir de reflexões sobre seu comportamento social.

img_20180621_192838565

O Sesc Ponta Grossa realizou na última quarta-feira (20) mais uma atividade do Comércio em Movimento. A ação do eixo lazer ocorreu no Hotel Vila Velha, empresa fidelizada do projeto. O tema, ministrado pelo técnico de atividades, Gustavo Sousa, foi: “Lazer, Atividade Física e Qualidade de Vida”. Ao fim, os 30 participantes realizaram uma sessão de ginástica multifuncional.

comercio-em-movimento-hotel-vila-velha-jun-2018-2-480x360

Neste mês, o Sesc de União da Vitória realizou mais um encontro do Comércio em Movimento no Grupo Ravanello. O tema da roda de conversa foi sobre Meio Ambiente e a importância dos 5 R’s: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Como separar o material, onde encaminhar, a importância da reciclagem e o impacto sobre o meio ambiente foram os assuntos discutidos.

20180613_170201-520x293

A unidade Sesc Apucarana iniciou nesta segunda (16) uma sequência de quatro oficinas de Dança de Salão oferecidas para comerciários durante a Semana do Comércio em Movimento. Os participantes iniciaram aprendendo técnicas básicas do ritmo Bolero, terão ainda na sequência:  (17 – ter) – Forró, (18 -qua) – sertanejo e (19 – qui) – Valsa.

A dança desenvolve coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, desperta e aprimora a musicalidade corporal de forma inteligente e natural, permitindo uma melhora na autoestima e a ruptura de diversos bloqueios psicológicos, possibilita o convívio e aumento do rol de relações sociais, torna-se uma opção de lazer.

img_7104-520x520-apucarana

No último dia 24/8,  o Sesc Cornélio Procópio promoveu mais uma ação do projeto Comércio em Movimento no Supermercado Cidade Canção na área da Educação.

O colaborador Marcelo Jesus acompanhado das técnicas de Educação da U.S., proporcionou um momento de reflexão, fazendo uma roda de conversas, abordando o tema “Atitudes transformam”. Foi um momento de trocas e aprendizado, em que todos puderam participar e envolver-se.

img_0696-520x390

A palavra criatividade vem do latim creatus, que significa criar.

A Criatividade consiste em encontrar métodos ou objetos para executar tarefas de uma maneira nova ou diferente do habitual, com intenção de satisfazer um propósito. Ser criativo é pensar de forma diferente do usual para potencializar as possibilidades, aumentar a eficiência, diminuir o esforço, produzir e viver com mais qualidade!

Sob este ponto de vista o mês de agosto foi dedicado à Criatividade no Comércio em Movimento Educação do Sesc da Esquina.

Com exercícios que desenvolvem o potencial criativo dos participantes, histórias que exemplificam o processo criativo e explicações sobre pontos importantes como o Insight, o Pensamento Lateral e a Improvisação, os comerciários puderam aprender, conectar os pontos, criar e, claro, aproveitar o que de melhor o Sesc tem a oferecer.

img_20170829_120233-520x390

O Comércio em Movimento, realizou no dia 30 de setembro,  a Oficina de Fractais, em Guarapuava, na empresa fidelizada ao projeto – Aliança Contabilidade. A iniciativa, desenvolvida pelos orientadores de atividades do Futuro Integral Ivan e Izalene, foi planejada para despertar e estimular a criatividade.

O projeto busca atender às expectativas do trabalhador do comércio, almejando desenvolver qualidades para o profissional do futuro com o trabalho de alguns elementos primordiais, por exemplo, de como exercer um papel ativo no seu próprio desenvolvimento com a busca constante pela atualização e o equilíbrio de sua vida profissional e pessoal.

img_1387-300x225

img_1379-520x390

O Sesc Ponta Grossa realizou na sexta-feira (1º de setembro) ação do Comércio em Movimento, desta vez no Supermercado Condor de Castro. Foi realizada uma oficina de Psicologia da Personagem, na área de cultura e educação, visando à autoestima dos funcionários, seus projetos de vida e resoluções de conflitos. Já em saúde foram realizadas orientações sobre a saúde bucal, maneira correta de escovação e doenças que podem ser prevenidas por meio de um bom hábito de higiene oral.

Essas ações proporcionam melhora na qualidade de vida do funcionário tanto no ambiente de trabalho como em sua vida pessoal.

img_20170901_155334192-520x293