08/08/2025 | 19h às 21h
Sesc Foz do Iguaçu
Andreza Aguida é uma mulher performer com albinismo e deficiência visual, que tem como inspiração e inquietação os modos de acessar o mundo pelas pessoas com e sem deficiências. Com o desejo de realizar uma obra em diálogo com a música e a literatura, sem desvincular um processo já existente com a percepção e os sentidos, traz a luz a obra Ipê Palavra Tupi em conjunto com o artista e educador Joelson Lima.
Joelson traz versos autorais ora musicados, ora recitados, inspirados nas peculiaridades dos ipês e da natureza; da língua portuguesa, da artista com deficiência visual e dos sentidos, fazendo do espaço da cena um “soo” imaginário para uma exuberante árvore brasileira.
Andreza e Joelson, por meio dos sentidos corporais e artísticos – movimento, voz falada, voz cantada – caminham em um diálogo com os diversos ipês, suas peculiaridades físicas e linguísticas, assim como toda natureza que circunda e envolve o universo das flores, em um caminho de inquietações, descoberta, reconhecimento e celebração. E esse processo é trazido de forma musicada e recitada, também contando com painéis de palavras, para os quais a participação do público é requerida e bem-vinda.
O show Ipê Palavra Tupi foi selecionado no edital do projeto Sesc Sonoro Circuito (2025), e circulará pelas unidades: Apucarana, Cadeião Cultural, Bela Vista do Paraíso, Maringá, Pato Branco, Medianeira e Foz do Iguaçu.