17/08/2025 | 15h às 16h30
Sesc Londrina Cadeião
Como a literatura – sobretudo a infantil e juvenil – pode atuar na formação de leitores e na construção de um país que valorize e dê destaque a nossa diversidade de narrativas, de culturas e formas de viver.
_________
Daniel Munduruku é escritor e professor paraense, pertencente ao povo indígena Munduruku. Autor de 56 livros publicados por diversas editoras no Brasil e no exterior, a maioria classificados como literatura infantojuvenil e paradidáticos. Formado em filosofia, história e psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), fez mestrado e doutorado em educação pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É diretor-presidente do Instituto Uk’a – Casa dos Saberes Ancestrais.
Já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais por sua obra literária: Prêmio Jabuti em 2004 e 2017; Prêmio da Academia Brasileira de Letras (2010); Prêmio Érico Vanucci Mendes – CNPq; Prêmio para a Promoção da Tolerância e da Não Violência – UNESCO, Prêmio da Fundação Bunge pelo conjunto de sua obra e atuação cultural, em 2018. Em 2021 foi condecorado pela OAB/SP como personalidade literária. Muitos de seus livros receberam selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ.
Ativista engajado no Movimento Indígena Brasileiro, é uma das Lideranças Tradicionais Fundadoras do Parlamento Indígena do Brasil – ParlaÍndio. Foi cofundador da primeira livraria online especializada em livros de autores indígenas e promove, há 18 anos, o Encontro de Escritores e Artistas Indígenas no Rio de Janeiro, em parceria com a FNLIJ. Em 2021 concorreu à Cadeira 12 da Academia Brasileira de Letras.