14/08/2025 | 14h às 15h
Museu Oscar Niemeyer - MON
Benjamin era apenas mais um órfão esperando, no porto de Pernambuco, por um navio que o levaria até o seu novo lar quando conhece Macayo, um velho andarilho de aparência misteriosa, que diz ter sido tripulante de um navio pirata. Ao saber sobre o destino que aguardava o garoto, Macayo mergulha nas próprias lembranças e narra para Benjamin como começou e terminou a história das duas grandes Famílias que dominaram os mares durante três séculos, os Merniviar e os NecBet. O que Benjamin não imaginava é que aquele encontro mudaria o seu destino para sempre. Mas ainda há questões a serem decididas: uma delas é se ele acreditará ou não nas histórias de um velho pirata.
Na era das Bandeiras Negras Marco, um taverneiro resignado à monotonia, não esperava mudanças em seu horizonte. Até que, em uma noite qualquer, um velho misterioso entra em sua taverna e começa a contar uma história. Apesar de estar cansado de tantas lendas, algo naquele homem desperta a curiosidade de Marco, que se dispõe a ouvir sobre a vida de Sebastian – um jovem cujo futuro promissor havia se desfeito, afundando-o em uma existência vazia e sem direção. Conforme o velho discorre os feitos de navegadores audaciosos e as acirradas rivalidades entre duas poderosas famílias em uma era dominada pela pirataria, Marco é transportado para um mundo onde a coragem e a ambição eram moeda corrente.
Nesse cenário, as bandeiras negras não simbolizavam apenas saqueadores implacáveis, mas espíritos obstinados, sedentos por glória e poder. No centro dessa história, Sebastian Nec Bet emerge como alguém que, ao enfrentar desafios épicos e as sombras de seu próprio passado, reencontra um propósito para sua vida.
A ação compõe a programação da 44ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, que tem como tema central “Cidades literárias”. A participação é gratuita.
Sobre a autora:
Nanda de Utra é graduanda em Letras e em História, com especialização em Ciência Política. Natural de Pinhais, Paraná. A leitura e a escrita são suas atividades favoritas. Motivada pelos gêneros literários que mais aprecia e pela sua paixão por histórias de piratas, decidiu se dedicar à ficção e à aventura. Seu maior desejo é compartilhar com os leitores um vislumbre de seu mundo.