17/08/2025 | 15h às 16h
Museu Oscar Niemeyer - MON
Éolos: o menino que conversava com o vento, da Prosa Nova EduCultTech, fala sobre a importância de as crianças aprenderem a reconhecer os seus próprios sentimentos. O livro apresenta um menino que possui uma amizade especial com este elemento da natureza, o vento. Desde a infância, ele ensina várias lições para Éolos. Porém, conforme cresce, o personagem acaba se afastando dos ensinamentos. Ainda assim, o vento continua ao seu lado, e guarda para Éolos memórias que, um dia, voltam a soprar.
Escrito por Luiz Andrioli e ilustrado por Marco Lorini, o livro aborda de forma sensível a importância de entender e acolher os sentimentos, desde a infância até a fase adulta. Dessa maneira, os leitores podem refletir sobre as diversas fases da vida e os sentimentos que fazem parte do nosso crescimento, como a raiva, o medo, o amor, o desejo e muitos outros. Como o autor pontua na história: “Éolos achava isso uma bonita lição para a vida: deixar sentir, deixar chegar, deixar partir”.
Sobre o Autor
Luiz Andrioli é escritor e jornalista. Gosta de livros desde muito cedo. Quando criança, gostava de soltar pipas no fim da rua de casa. Conheceu o amigo vento em brincadeiras que ficaram na sua memória para sempre, as quais passou adiante para seu filho, muito criativo, Francisco. Hoje em dia, Luiz trabalha com livros e vários outros projetos de educação e cultura. Dorme e acorda pensando em como criar histórias legais para ajudar as pessoas a terem uma vida mais bacana.
Sobre o ilustrador
Marco Lorini, com uma sólida formação em Design Gráfico e Publicidade, traz uma rica experiência de oito anos no mercado criativo e de cinco anos dedicados à ilustração, especialmente para o setor publicitário. Apaixonado por criar mundos encantadores e personagens cativantes, Marco Lorini agora mergulha no universo dos livros infantis, trazendo vida e cor às histórias com seu talento e imaginação. Cada ilustração é um convite para uma jornada mágica, refletindo seu amor pela arte e seu compromisso em inspirar e encantar os jovens leitores.