15/08/2025 | 17h às 18h
Museu Oscar Niemeyer - MON
Lilia Souza é licenciada em Letras Português e bacharel em Literaturas da Língua Portuguesa. Especialista em Literatura Brasileira e Construção de Texto. Integra várias entidades culturais. Está presidente da Academia Paranaense da Poesia, coordena a Oficina Permanente de Poesia, é membro do Conselho Editorial da Sarau das Letras.
Tem contos, crônicas e poemas em jornais e revistas, em publicações conjuntas; artigos em anais de congressos. Dentre seus livros, encontram-se: Olhares Canhestros (2015); de 2018, Estórias de Trevol do Nada, Onze poemas e Chá das cinco; Trilhas sazonais: versos liturgos (2020, poemas, em coautoria de Giuseppe Caonetto); Bodas de espanto (2023).
De Lilia Souza, Chá das cinco, publicado em 2018 pela Sarau das Letras, apresenta cinco dúzias de poemas, em que versos e tempo se entretecem. Tem prefácio de Nilson monteiro, posfácio de Neumar Carta Winter e texto de orelhas de Adélia Maria Woellner.
Bodas de espanto, de 2023, com 25 contos de Lilia Souza, comemora 25 anos do primeiro livro publicado pela autora, também em tempos de celebrações outras. Os textos, de ficção, abordam as relações amorosas – sejam frustrantes, de realização, ou sonhadas.