17/07/2025 | 19h às 21h
Sesc Londrina Cadeião
Esta proposta tem como tema principal o trabalho de criação artística em contextos sociais extremos, por meio da exposição de documentos sobre o trabalho de Annet Henneman, fundadora do Teatro di Nascosto, com quem leva adiante a pesquisa em “teatro reportagem” e da apresentação do trabalho desta artista holandesa que vive e trabalha com criação teatral no Oriente Médio por mais de 20 anos. Annet está há dois anos trabalhando com palestinos na Cisjordânia, mesmo durante o processo de ocupação e guerra com o estado de Israel. Na conversa, mediada pelo ator londrinense Guilherme Kirchheim, o debate permitirá o contato direto do público com um modo de criação artística em contextos de guerra.
Teatro di Nascosto (em português, Teatro Escondido) é como se chama a companhia fundada na Itália em 1998 por Annet Henneman. Em seu trabalho de pesquisa com mais de 25 anos, o eixo central é o “teatro reportagem”, um modo de criação que aproxima o teatro do jornalismo, antropologia e psicologia. Em suas criações, Annet e atores do Teatro di Nascosto contam a vida cotidiana de quem vive isolado em situações de guerra, ocupações, opressões, por meio de representações que colocam informações jornalísticas sobre o palco. Seus espetáculos, apresentados em diversos países, denunciam casos de injustiça social, principalmente em terras de conflito do Oriente Médio, utilizando da poética, da proximidade e da linguagem que ultrapassa o valor verbal, e que só o teatro pode articular. Há três anos em contato direto com Annet Henneman, o ator londrinense Guilherme Kirchheim reuniu materiais fotográficos e de vídeo enviados por Annet, que expõem episódios importantes nas décadas de seu trabalho com “teatro reportagem”. Serão lidos trechos dos diários publicados por Annet, assim como será exibida uma entrevista feita com a artista, a partir de perguntas coletadas por Guilherme em instituições de ensino de teatro ou jornalismo e com artistas e jornalistas da cidade de Londrina.
O trabalho do Teatro di Nascosto, na pele de pessoas como Annet Henneman, é uma profunda fonte de conhecimento e inspiração a respeito daquilo que pode ser feito com as ferramentas do ofício artístico que levamos adiante na vida.
____
Guilherme Allan Kirchheim é ator, cantor, diretor teatral e professor de teatro e canto. Formado pela Funcart (Fundação Cultura Artística de Londrina), onde trabalhou como professor de teatro e técnica vocal entre 2010 e 2012. É um dos fundadores do Núcleo Ás de Paus, com quem trabalhou de 2008 até 2013, na criação de espetáculos como “A Pereira da Tia Miséria”, pelo qual ganhou o troféu Gralha Azul de melhor ator em 2011. Junto com o grupo, apresentou-se em vinte estados brasileiros, em importantes festivais nacionais e internacionais, e em projetos como o Palco Giratório do Sesc. A partir de 2014, Guilherme passou a trabalhar no Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, como membro da Focused Research Team in Art as Vehicle, onde colaborou por oito anos na pesquisa iniciada por Jerzy Grotowski e atuou em performances e espetáculos com artistas de nove nacionalidades diferentes. Em Pontedera, Itália, desenvolveu trabalho pedagógico com cantos de tradição e criações teatrais autorais, ensinando e apresentando-se em mais de 20 países da América Latina, Ásia, Europa e América do Norte. Desde 2022 vive e trabalha entre Brasil e Itália, em criações teatrais, musicais e cinematográficas, além de contínuo trabalho pedagógico com crianças, adolescentes e adultos. Leva adiante o projeto Teatro Taumatrópio (Itália-Brasil), onde desenvolve pesquisa e trabalho pedagógico por meio do canto, teatro e movimento.