Sesc PR
Paraná
Diálogos
Diálogos

Café com Quê?: Afeto e poder na literatura: estratégias e olhares, com Amanda Damasio

l

24/07/2025 | 19h às 21h

Sesc Londrina Cadeião

Gratuito

Neste encontro, a pesquisadora e escritora Amanda Damasio pretende constituir um bate-papo em torno da sua pesquisa de doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Estadual de Londrina. Amanda começou a estudar o impacto de políticas públicas (o Promic – Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina, no caso) na Iniciação Científica, utilizando como base as ideias de poder pensadas principalmente por Pierre Bourdieu no livro “As regras da arte” (1996). Sua dissertação de mestrado também analisou dados do Promic. Agora, a tese de Doutorado busca ampliar a pesquisa, buscando entender os conceitos de poder (estratégias) e afeto (olhares, formas de pensar e interpretar) em torno da produção literária.

A conversa buscará valorizar os produtores culturais da cidade, divulgando o seu trabalho e também contribuir para uma reflexão mais completa em torno da literatura. A discussão em torno de quem pode publicar, ou não, é uma discussão de poder e, por que não, de afetos. É interessante que o público reconheça essas escolhas – assim ele poderá enxergar no objeto do livro toda a cadeia que o produz. Essas ideias são baseadas nos estudos de Pierre Bourdieu em As regras da Arte (1996), no texto “Os Polissistemas” (2013), de Itamar Even-Zohar e no livro “Poesia e escolhas afetivas: edição e escrita na poesia contemporânea” (2014), de Luciana Di Leone. O objetivo é apresentar ao público os bastidores da produção de livros, considerando falas em torno de organizações e movimentos que facilitam a publicação ou não, incluindo também as experiências com a sua Editora, a Outra, que publicou autores de forma coletiva e mantém um Clube de Escrita semanal há mais de um ano.

Procurará demonstrar as variáveis que podem influenciar um escritor a publicar ou não um livro, pensando que as políticas públicas podem auxiliar e muito nas questões executivas, mas dependem também de agenciamento dos afetos. Poderemos ver que os coletivos poéticos e outras organizações fora das políticas públicas são lugares que abraçam e acolhem aqueles que muitas vezes não conseguem se publicar ou se organizar de outra maneira.

_______

Amanda Damasio é escritora, professora e cofundadora da Editora Outra. Atualmente é doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participou de antologias (Marco Zero e Concreticidade, publicadas pela Ed. Madrepérola) e é autora do livro “É preciso dizer as palavras mágicas” (2023). Foi premiada pelo Estado do Paraná pelo edital Outras Palavras. Começou a estudar políticas públicas de Incentivo à Cultura na Iniciação Científica. Produziu artigos, uma dissertação de mestrado e agora está finalizando um doutorado sempre em torno do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) e seus efeitos na cidade de Londrina. Atualmente é  uma editora independente que publica autores por meio de oficinas de escrita e promove um clube de escrita semanal com mais de 30 pessoas. Já promoveu oficinas e palestras pelo Sesc, organizou Saraus e, como editora, já participou de eventos locais (Dobra, Londrix) e fora de Londrina (Feira Mamute, Curitiba).

Serviço:

Data e Horário:
24/07/2025 | 19h às 21h
Endereço:
Rua Sergipe, 52
Sesc Londrina Cadeião:
Este evento faz parte de

Café com Quê?

Café com leite, café com bolacha, café com bolinho de chuva, café com amigos, café com frio, café com filme, café com música, café com rock, café com beleza, café com... O café é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento paranaense, com destaque para o Norte do estado. Pensando no resgate dessa memória, o Café com […]