14/08/2025 | 19h30 às 21h
Faculdade Anhanguera
Com uma produção literária cada vez mais autobiográfica, o escritor João Silvério Trevisan acaba de lançar o romance “Meu irmão, eu mesmo”, seis anos depois de publicar “Pai, pai”, dando seguimento a uma trilogia que será finalizada com “Antropofágico amor”.
Segundo o próprio autor, percorrer as tragédias familiares em torno da morte, os desamores, o ativismo, a política e o caos vêm da necessidade de fazer um balanço sobre sua vida. E tudo isso com uma linguagem literária transgressora e poética.
A ação compõe a programação da 44ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, que tem como tema central “Cidades literárias”. A participação é gratuita.
Sobre o autor:
João Silvério Trevisan é escritor, jornalista, pesquisador, dramaturgo, diretor de cinema e ativista brasileiro. Estreou na literatura com a coletânea de contos “Testamento de Jônatas deixado a David”, em 1976. Publicou 14 obras literárias, entre elas “Devassos no paraíso”, obra essencial para conhecer o movimento LGBTQ+ no Brasil; e também é conhecido pelos romances Ana em Veneza (1994) e Pai, pai (2017). De 1987 até os anos 1990, ministrou diversas oficinas literárias, que formaram uma geração de escritores. Já ganhou diversos prêmios como, por exemplo, o Jabuti pelo O livro do avesso (1992) e o APCA por Rei do cheiro (2009). É um dos precursores do movimento LGBTQIA+ no país e ajudou a contar essa história por meio da sua literatura. Recentemente, tem se dedicado a contar a própria trajetória e acaba de lançar Meu irmão, eu mesmo, segundo volume de memórias de uma trilogia iniciada em 2017 com Pai, pai.