14/08/2025 | 10h às 11h30
Sesc Londrina Cadeião
O professor e pesquisador Mateus Oliveira busca explorar os desafios e transformações enfrentados por adolescentes, com ênfase nas construções de masculinidades e nos conflitos relacionados a gênero, identidade e cultura.
Partindo da análise de obras literárias de língua portuguesa e, sobretudo, da minissérie “Adolescência” (2025), de Jack Thorne e Stephen Graham, o debate se propõe a refletir sobre as vivências culturais representadas na literatura e no streaming e suas implicações na formação dos indivíduos. Com um olhar crítico e sensível, este diálogo interdisciplinar destaca como manifestações artísticas contribuem para compreender e ressignificar as vivências juvenis no contexto contemporâneo.
Os objetivos são analisar como as masculinidades e os conflitos identitários são representados na literatura e no cinema; promover a reflexão sobre o papel das manifestações artísticas na compreensão das vivências culturais de adolescentes e adultos; além de identificar questões culturais e sociais que permeiam as narrativas literárias, fomentando o debate interdisciplinar.
__________
Nascido e criado em Piraju/SP, Mateus Fernando de Oliveira é professor de língua portuguesa e língua inglesa, docente no curso de graduação em Letras Português – Inglês (Uenp/CP), professor de língua portuguesa, literatura e redação dos colégios Sesi Internacional de Referência e Positivo Londrina. Doutor e Mestre em Letras (UEL), e graduado em Letras Português – Inglês (Uenp/CJ). Como pesquisador e crítico literário discute temas como masculinidades, teoria literária, literaturas de língua portuguesa, ensino de literatura e canção popular brasileira.