10/06/2025 | 19h às 20h30
Sesc Londrina Cadeião
O Circuito de Oralidades apresenta as manifestações literárias que remetem, especialmente, à literatura oral, à narração de histórias e à veiculação oral da poesia por meio de saraus, performances, slam poetry, repentes e outras manifestações que se multiplicam Brasil afora. São vertentes artísticas com larga tradição no país, que constituem os pilares de diversas identidades que vão se reinventando através das gerações.
Neste ano, o Paraná recebe o multiartista Luan Renato Telles (SC).
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Udesc, Luan Renato é criador e performer do monólogo teatral POEIRA (Poeira Grupo de Teatro), que foi selecionado em 2022 pela Rede de Teatros Sesc. Campeão do Slam SC, representou Santa Catarina no Slam BR em 2022. Faz parte do Coletivo Independente de Arte Negra Nosso Olhar, desde 2019; protagonizou o espetáculo “Tarzan – Um novo Olhar!” (2019); papel que reprisou no longa-metragem de mesmo nome, em 2021.
Pelo Arte da Palavra ele apesentará a performance “Documento-cênico: as memórias do meu banzo ou um registro da negritude do Sul”
O que é um documento? O que torna uma história real? O histórico da colonização europeia na região Sul do Brasil deixou marcas profundas, e os livros da “história oficial” não nos contam a partir do olhar dos que estavam aqui antes e de quem foi trazido à força.
Luan Renato dá voz àquilo que não foi dito: o Sul tem ancestralidade negra. Através da poesia falada e de elementos teatrais, a performance cria um Documento-Cênico cuja fonte primária é a oralidade. Em uma tentativa de abordar a herança negra desse território, o ator-poeta expõe em cena suas vivências e as de quem veio antes dele. A história de Santa Catarina é contada a partir de outro ponto de vista. Aqui, o Sul é preto!