Sesc PR
Paraná
Diálogos
Diálogos

Arte da Palava: Bate-papo com Anderson Shon (BA) e Preto Michel (PA)

Circuito de Autores 2025

l

05/06/2025 | 19h às 21h

Sesc Londrina Cadeião

Gratuito

No Circuito de Autores são compostas mesas de bate-papo com escritores de localidades distintas do país, promovendo o intercâmbio e fazendo circular suas obras e ideias, além de uma troca maior de experiências entre autores e público.

Em 2025, o Paraná receberá os artistas Anderson Shon (BA) e Preto Michel (PA), artistas atuantes na literatura marginal, na cena independente e, também, na transversalidade da linguagem literária com os quadrinhos e com o hip-hop.

Anderson Shon (BA) é poeta, escritor e educador. Na área dos quadrinhos, escreveu o roteiro do romance gráfico Estados Unidos da África, desenhado por Daniel Cesart. Tem mais de 7 publicações lançadas, entre elas Um Poeta Crônico (2013, Vento Leste), Outro Poeta Crônico (2019, Livre), A Despedida do Super Futuro (2020), Quando As Borboletas Saem do Casulo (2023, Caramurê), Onde Mora a Poesia (2023, Segundo Selo), Não Termine Comigo, Joana (2024, Caramurê) e da HQ Estados Unidos da África (2023, Bebel Books); além de textos em sites como Jovem Nerd, Correio Nagô, Site Mundo Negro, Agência de Notícias das Favelas, entre outros. Três de seus livros são paradidáticos e usados em diversas escolas. Já participou de diversos eventos e feiras literárias e em 2024 teve texto incluído no Enem, além de obras adaptadas para o audiovisual. Recebeu os prêmios 36º HQ Mix na categoria Melhor HQ Independente, foi Finalista do prêmio Odisseia da Literatura Fantástica na categoria Melhor HQ de 2024.

 Preto Michel (PA) é escritor, poeta, educador social, editor gráfico e empreendedor. Atuou como militante da cultura hip hop 1997 a 2005 e é militante atuante do movimento negro e literário. Começou sua caminhada como escritor em 2007 com a produção do Fanzine POESIA PRETA, com publicações de seus contos e poesias em eventos da cultura hip hop. Em 2012, fez sua estreia quando participou da coletânea Pelas Periferias do Brasil 04 (Suburbano Convicto Edições -SP). Possui dez 10 livros de contos, entre eles O Amor Venceu a Guerra (2021, Letras Periféricas) e Lutar e Resistir – Poesia Antirracista (2022, Letras Periféricas). É fundador do coletivo Escambo Literário e idealizador da Felip- Festa Literária das Periferias. Trabalha como editor chefe na Editora Letras Periféricas e coordena o projeto Escambo Literário, onde atua com atividades de incentivo a leitura e escrita nas escolas públicas.

Serviço:

Data e Horário:
05/06/2025 | 19h às 21h
Endereço:
Rua Sergipe, 52
Sesc Londrina Cadeião:
Este evento faz parte de

Arte da Palavra

Literatura em circuito nacional! O projeto Arte da Palavra - Rede Sesc de Leituras atua em todas as regiões do país, fomentando a formação de leitores, a divulgação e valorização de escritores brasileiros e suas obras, além de promover novas formas de produção e fruição literária. Em curadoria coletiva, são selecionados artistas da palavra que […]