De 13 a 17 de agosto o Sesc PR realiza a 44ª edição do maior evento literário do estado – a Semana Literária e Feira do Livro –, que neste ano ocorrerá de maneira simultânea em 27 cidades paranaenses e celebrará a vida e a obra de Dalton Trevisan. Assim como o escritor teve Curitiba como sua cidade inspiração, a temática a ser abordada neste ano será Cidades Literárias e trará para as discussões, debates como Literatura e Afetos no Contexto Escolar; Literatura e o Direito ao Chão, Vegetação do Brasil que gera Literatura; Amazônia na Mala; Margens e bordas da memória; Como a literatura pode atuar na formação de leitores e na construção de um país que valorize e dê destaque à diversidade de narrativas, culturas e formas de viver.
Em Londrina a programação será realizada na Unidade Sesc Londrina Cadeião, com atividades para públicos de diferentes idades. Estão previstas exposições, palestras, bate-papos, contação de histórias, lançamento de livros, oficinas, leitura dramática, exibição de filmes, saraus, espetáculos teatrais e show musical.
Estão confirmados reconhecidos nomes do cenário literário nacional, entre eles: Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, Eliane Marques, Ana Martins Marques, Daniel Munduruku, Stênio Gardel, Miguel Sanches Neto e João Silvério Trevisan, entre outros.
Nos cinco dias do evento, o público poderá participar das oficinas de “Escrever a Memória”, com Taís Bravo, explorando a criação literária com foco na memória e na produção de textos subjetivos; Literatura como forma de se expressar, com João Silvério Trevisan, treinando a expressão pessoal por meio da literatura;
No domingo (17), às 16h30, haverá o lançamento da 10ª edição da Coletânea Sesc de Contos Infantis, com textos selecionados via edital e trouxeram em suas histórias a temática Paraná e seus aspectos culturais. A coletânea teve curadoria do escritor de literatura indígena Olívio Jekupé e ilustração de Izabela Bombo. Fazem parte da coletânea textos de Alfredo Mourão, de Ponta Grossa, Anecy Oncken, de Umuarama; Bel Akemi, de Curitiba; Cléo Moreira, de Rolândia; Diego Gianni, de Curitiba; Egon Zek de Oliveira, de Curitiba; Haroldo José Andrade Mathias, de Irati; Kleber Bordinhão, de Ponta Grossa; Roberta Ambrosio Boscolo, de Maringá, e Silza Maria Pasello Valente, de Bela Vista do Paraíso.
Toda a programação é gratuita, mas as atividades estão sujeitas à lotação do espaço, retirada de ingressos e à pré-inscrição.
Dalton Trevisan
Nascido em Curitiba em 14 de junho de 1925, o escritor Dalton Trevisan recebeu ao longo de seus quase 100 anos de vida, inúmeros adjetivos: bem-humorado, rigoroso, extraordinário, artista da palavra, contista magistral, inventor, premiado, grande paisagista de Curitiba, incansável operário das letras, um dos maiores escritores do Brasil e até a de vampiro. Era um homem discreto, não dado aos holofotes. Foi agraciado com as mais importantes da literatura brasileira e portuguesa: três Oceanos – antigo Portugal Telecom de Literatura Brasileira –, Camões e Machado de Assis, além de quatro Jabutis.
Apesar de todo o mistério que o rondava, do silêncio e da esquiva pública, cultivava amizades e, também, rivais literários. Dalton nutriu um hábito de resistência cultural, afetividade e, por que não, de atitude estética – o de escrever cartas e bilhetes – carregando uma marca singular em sua comunicação com amigos e alguns privilegiados leitores ao longo de sua vida. Trocava correspondências com Carlos Drummond de Andrade, Poty Lazzarotto, Fernando Sabino, Otto Lara Resende, Antônio Cândido e Mário de Andrade e, aos desafetos, a crítica e o sarcasmo eram publicados em jornais.
Fazem parte das obras de destaque da carreira de Dalton Trevisan: Novela Nada Exemplares, de 1959; Cemitério de Elefantes, de 1964; O Vampiro de Curitiba, de 1965; Mistérios de Curitiba, de 1968; A Guerra Conjugal, de 1969; A Polaquinha, de 1985; Quem tem medo de vampiro?, de 1998; 111 Ais, de 2000; Macho Não Ganha Flor, 2006, e O Beijo na Nuca, 2014.
Feira do Livro
Quatro editoras e livrarias participarão da Feira do Livro em Londrina, comercializando títulos com descontos de 20% sobre o valor da capa.
Toda a programação é gratuita, mas as atividades estão sujeitas à lotação do espaço, retirada de ingressos e à pré-inscrição. No site do evento você encontra o passo a passo a seguir, as livrarias e editoras que estarão em cada cidade, tem acesso a todas as edições já lançadas da Coletânea Sesc de Contos Infantis e aos áudios contos.
Confira a programação completa:
De 13 a 31/8
9h às 21h: Exposição: Fragmentos e fios – A Costura da Memória e do Silêncio, do artista visual Dorigheli
Quarta-feira (13/8)
10h às 12h: Palestra: Literatura e Afetos no Contexto Escolar, com Sergio Vale da Paixão
14h às 15h: Contação de História: Como tudo começou?, com Cia. Koi de Teatro
14h às 16h: Palestra: Literatura e Afetos no Contexto Escolar, com Sergio Vale da Paixão
16h às 17h: Contação de História: Como tudo começou?, com Cia. Koi de Teatro
19h às 20h: Palestra: Literatura e o Direito ao Chão, com Itamar Vieira Junior

Quinta-feira (14/8)
10h às 11h30: Bate-papo: Adolescência – Masculinidade e outros conflitos em debate, com Mateus Oliveira
14h às 14h40: Contação de Histórias: Saberes da Oralidade – A lenda do Berimbau e o causo do brincar, com Zaíra dos Santos
16h às 16h40: Contação de Histórias: Saberes da Oralidade – A lenda do Berimbau e o causo do brincar, com Zaíra dos Santos
16h às 19h: Oficina: Escrever a Memória, com Taís Bravo
19h às 19h30: Leitura dramática do conto “Penélope”, de Dalton Trevisan, com Núcleo de Teatro Cadeião
19h30 às 21h: Bate-papo: Lembrar e recontar, com Eliane Marques e Morgana Kretzman

Sexta-feira (15/8)
10h às 11h30: Bate-papo: Vegetação do Brasil que gera literatura, com Joema Carvalho
14h às 15h: Contação de História: As Histórias da Linguaruda, com Cia. Bem-Te-Vi
14h às 17h: Contação de História: As Histórias da Linguaruda, com Cia. Bem-Te-Vi
16h às 19h: Oficina: Escrever a Memória, com Taís Bravo
18h às 19h: CineSesc Especial: O cinema de André Novais Oliveira
18h30 às 19h30: Sarau da Outra na Semana Literária
19h30 às 21h: Bate-papo: Úteros, Casas e Palavras, com Ana Martins Marques, Angélica Freitas e Mar Becker
Sábado (16/8)
14h30 às 16h: Bate-papo: Narrar o sensível, com Bethânia Pires Amaro e Stenio Gardel

16h às 16h40: Contação de Histórias: Amazônia na Mala, com Kadu Santoro
16h30 às 18h: Bate-papo: Margens e Bordas da Memória, com Jeferson Tenório e Miguel Sanches Neto

18h às 19h: Espetáculo Teatral: Livro-me, com Fábio Lins
Domingo (17/8)
10h às 13h: Oficina: Literatura como forma de se expressar, com João Silvério Trevisan
15h às 16h30: Palestra: Imaginar o mundo, com Daniel Munduruku

16h30 às 17h: Lançamento de Livros: 10ª Coletânea Sesc de Contos Infantis
17h às 17h40: Apresentação: O Bibliotecário, com Yuri de Francco (Cia. Teatro InComum)
17h40 às 18h15: Mesinha Literária: Bate-papo dos pequenos leitores, com Yuri de Francco e Aneliza Paiva
18h às 19h: Show: Raíssa Fayet