O primeiro dia da Reunião de Diretores Regionais das Regiões Sul e Sudeste do Sesc foi dedicado a apresentações técnicas e discussões em grupo, no Sesc Cascavel Hotel Fazenda. O encontro, que reúne representantes de dez estados, segue até quinta-feira (24).
“Vocês são bem-vindos ao Paraná e ao Sesc Cascavel Hotel Fazenda. Estarei junto com vocês hoje, ajudando o nosso Sesc do Brasil a cumprir com sua missão”, declarou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, durante a abertura do evento. A cerimônia contou com a presença do diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc, José Carlos Cirilo; do diretor regional do Sesc Minas Gerais e coordenador do Núcleo Sul e Sudeste, Alberto Moreira Vieira; e do diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes.
O diretor regional do Sesc PR, anfitrião do evento, agradeceu a escolha do local: “Agradeço a presença de todos, principalmente porque foi uma escolha de vocês vir até esse hotel. É um prazer imenso, deixamos esses dias exclusivos para hospedar esse grupo. Que sejam discussões valiosas para as nossas regiões de atuação e a nível Brasil como um todo”, frisou.
A programação do dia incluiu diversas apresentações. A primeira foi sobre o Termo de Referência, conduzida por Carolina Fernandes, coordenadora da Gerência de Contratações e Logística do Sesc São Paulo. A proposta prevê a criação de um sistema único e padronizado para os Termos de Referência nos Departamentos Regionais. A gerente de Licitações do Sesc PR, Simone Prehs, também participou da apresentação.
Durante os debates, José Carlos Cirilo destacou o papel estratégico dos grupos de trabalho. “Queremos levar ao Departamento Nacional algumas conclusões dos temas propostos pelos grupos de trabalho, para que esses processos possam servir como referência para o Brasil todo”, enfatizou.
Na sequência, o tema em destaque foi o Turismo Social, apresentado por Mônica Velasques, diretora de Hospitalidade, Turismo e Lazer do Sesc Espírito Santo. O projeto visa promover experiências turísticas inclusivas e sustentáveis, além da valorização do guia de turismo como mediador cultural e agente de transformação social. O gerente de Turismo Social do Sesc PR, Augusto Zortéa, compartilhou experiências do Paraná.
No período da tarde, o Grupo de Trabalho da Arrecadação, coordenado pelo assessor de Planejamento do Sesc PR, Joil Cezar Baptistel, apresentou os avanços nas articulações com a Receita Federal e no uso do portal GovData, para obtenção de dados mais detalhados sobre a arrecadação compulsória por estado.
Outros temas discutidos incluíram a UniSesc, apresentada por Alberto D´Aurea Sobral Pereira Filho, gerente de Formação, Estudos e Inteligência de Dados do DN; a Transformação Digital, coordenada por Elvira Alvarez Martinez, gerente de TI do DN; e os processos de aquisição e compras eletrônicas, apresentados por Marcio da Silva Pereira, gerente de Aquisições, e Claudia Fadoni, chefe do Núcleo de Compras e Licitações.
“O Sul e Sudeste têm se mostrado muito pujantes, com temas importantes em andamento, que, depois de trabalhados por nós, podem ser colocados em prática. Foi uma feliz ideia reunir as mentes pensantes do Sesc com o mesmo objetivo”, salientou o diretor regional do Sesc Minas Gerais, Alberto Moreira Vieira, que coordena o Núcleo Sul e Sudeste.
À noite, um passeio foi oferecido aos participantes na Vinícola Dezem, localizada em Toledo (PR). Eles foram recebidos pelo proprietário, Danilo Russ Dezem, que compartilhou a trajetória da vinícola, com 20 anos dedicados à produção de vinhos que valorizam o terroir da região oeste paranaense. A visita guiada contou com degustação e um jantar harmonizado.
A programação segue nesta quarta-feira (23), com mais temas a serem debatidos, como boas práticas de diversidade e acessibilidade, além de ações judiciais com impactos na arrecadação e a definição de novos temas de trabalho. A Reunião de Diretores Regionais Sul e Sudeste vai até quinta-feira (24), com visitas em Foz do Iguaçu, como o Parque Nacional do Iguaçu.