Com o compromisso de contribuir com a preservação ambiental e das abelhas nativas sem ferrão, o Sesc Rio Negro inaugurou o primeiro Meliponário da cidade neste sábado (10/05). O evento reuniu biólogos, autoridades municipais, empresários, representantes do Sesc PR e Senac PR, além da comunidade local que acompanhava a programação da Semana S, evento integrado do Sistema Comércio brasileiro. Na ocasião, todos puderam conhecer um pouco sobre a importância desses animais para o meio ambiente e para a biodiversidade.
No Brasil, existem mais de 250 espécies de abelhas sem ferrão e mais de duas mil solitárias. O Meliponário está localizado no Parque Ambiental do Sesc Rio Negro, inaugurado há cinco anos, e conta com abelhas das espécies Mandaçaia e Mirim droryana. Ele foi instalado em uma área estratégica, onde as condições naturais são ideais para o desenvolvimento das colônias.
Durante a visita guiada à unidade de conservação, que é cercada por mais de 30 araucárias e outras árvores centenárias, os visitantes puderam conhecer mais sobre as práticas de manejo sustentável das abelhas e degustar os méis produzidos pelas espécies, que desempenham um papel essencial na polinização de diversas plantas.
Um dos principais objetivos do Meliponário é ser mais um espaço educativo para os moradores. “Queremos trazer a consciência para que as pessoas não tenham medo das abelhas sem ferrão, mas que possam valorizar esses animais que são tão importantes para o nosso meio ambiente. O visitante vai passar por esse circuito e conhecer todo o processo, desde que ela nasce até que saia para fazer a colheita. Também vai conhecer o ciclo de vida delas, que se encerra em torno de 45 dias”, explicou Henrique Gaio, gerente do Sesc Rio Negro.
O espaço é mais um compromisso do Sesc PR com a preservação ambiental e ampliação da Biodiversidade. A instituição cumpre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e realizações como essa reforçam a utilização do Selo ODS. O Meliponário fez tanto sucesso que já tem empresário da região querendo implantar em sua empresa. “Todos que estão aqui adoraram a iniciativa. Isso também é papel do Sesc: ser um indutor de boas práticas para a sociedade copiar e desenvolver”, destacou Carlos Alberto de Sotti Lopes, diretor regional do Sesc PR.
Parcerias que contribuíram com o Meliponário
Várias entidades contribuíram com a instalação do Meliponário. Uma delas foi a ONG Voz do Rio, que já realizava o projeto de limpeza de rios e praias em parceria com o Sesc Rio Negro. Júlio César Costin, biólogo responsável pela ONG, reforça a importância do espaço. “As abelhas fazem um importante trabalho ecossistêmico, principalmente na polinização. Esse Meliponário tem a função de divulgar as abelhas do Brasil, a importância da preservação e que as pessoas conhecendo possam plantar mais árvores. Nas próprias residências, muitas vezes, é possível ter essas colmeias que são inofensivas”, disse.
A Prefeitura Municipal de Rio Negro também apoia o Meliponário. “Queria enfatizar a parceria com o Sesc PR e Senac PR que transformou Rio Negro. Transformou esse espaço e transforma a cada dia a vida das pessoas. Somos felizes de ter essa unidade e todo esse apoio. Temos certeza de que esta parceria tende a ficar cada dia melhor e que cada vez mais a população ganhe com isso”, destacou o prefeito da cidade, Alessandro Von Linsingen.
Presenças
Também estiveram presentes na inauguração do Meliponário no Sesc Rio Negro o diretor da Divisão de Esporte, Lazer e Saúde do Sesc PR, Marcus Vinícius de Mello; a gerente de Saúde e Odontologia do Sesc PR, Luane de Lima da Silva; o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira; o secretário de Assistência Social, André Klemann Koch; a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Djenifer Cristi Andreatta; o secretário de Indústria e Comércio, Augusto Cesar Basso; a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Vera Maria Pfeffer Schelbauer; a secretária de Saúde, Mayra Luana Konell; o secretário de Obras, Maicon Aleffer do Prado; o secretário de Cultura e Turismo, Luiz Felipe Custódio; o presidente do Conselho de Turismo, João Diego; o procurador-geral de Rio Negro, Leandro Lukasinski; a coordenadora de Educação, Kelly Lukasinski; o gerente geral da Madem S/A e presidente da Rotary, Moacir Romagna; representando o Conselho da Mulher Empreendedora da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Rio Regro, Ana Maria Witt; o vereador Elcio Colaço; representando o SESI, André Maurício Ribas; o presidente da Apinorte, Jeverson Pscheidt; além de representantes do Senac PR.