Sesc PR
Paraná

Paraná recebe mais de 15 Jabutis na próxima semana em evento literário do Sesc PR

O Sesc PR realiza na primeira quinzena de agosto o maior evento literário do estado, a 43ª edição da Semana Literária Sesc & Feira do Livro, e traz ao Paraná 16 vencedores e seis finalistas do Prêmio Jabuti – o mais importante da literatura brasileira, que não apenas reconhece as principais obras e escritores, como impulsiona novos autores e promove a leitura.

Ao trazer nomes de destaque no cenário literário, o Sesc PR reafirma a relevância que confere à cultura, aos escritores e produtores culturais. Nesta edição, Paulo Leminski é o escritor homenageado, ele que após sua morte teve seu livro Metamorfose: uma viagem pelo imaginário grego, premiado com o Jabuti na categoria Poesia, em 1995.

Para participar das palestras dos autores premiados, é preciso  retirar os ingressos gratuitos, duas horas antes do início, no estande do Sesc PR, pois as vagas são limitadas e os espaços sujeitos à lotação.

Itamar Vieira Junior

Em Curitiba, abre a programação, na quarta-feira (7), às 19h, o escritor soteropolitano Itamar Vieira Junior, autor de A Oração do Carrasco, Dias, Torto Arado, Doramar ou a Odisséia: a História e Salvar o Fogo. Com Torto Arado, Itamar conquistou os prêmios LeYa, Jabuti por duas vezes, os prêmios Oceanos, Montluc Rèsistance et Libertè, já vendeu mais de 800 mil exemplares e sua obra foi traduzida para mais de 25 países. 

Itamar Vieira Junior | Crédito imagem: Adenor Gondim

Socorro Acioli

A escritora, jornalista, professora e tradutora Socorro Acioli, doutora em Literatura e que tem no currículo mais de 20 livros, entre eles A Cabeça do Santo, obra que já foi lançada em Londres, Estados Unidos, França, México e Itália falará ao público de Londrina, na quarta-feira (7), às 19h30; de Maringá, na quinta-feira (8), às 19h e, de Curitiba, na sexta-feira (9), às 19h. Socorro mistura fato e ficção de um jeito único e é leitura indicada para todas as idades, além do reconhecimento em diversas premiações, como o Jabuti, conquistado com Ela tem olhos de Céu. Ano passado estreou na poesia com Takimadalar, as ilhas invisíveis, e lançou seu segundo romance, Oração para Desaparecer, sucesso de vendas na Flip de 2023.

Socorro Acioli | Crédito imagem: Igor de Melo

Alice Ruiz

Ainda em Curitiba, ex-esposa de Leminski, Alice Ruiz, vencedora do Jabuti em 1989 e em 2009, ambos na categoria Poesia, participa do bate-papo “Três Jeitos de Poesia”, no sábado (10), às 14h, com mediação de Maria Isabel Bordini, oportunidade em que também haverá o lançamento das edições 91ª e 92ª do Pacote de Poesia – uma seleção de poemas de Paulo Leminski e de Alice Ruiz. O Pacote de Poesia é um projeto do Sesc Paço da Liberdade e poderá ser retirado gratuitamente durante a feira. Alice tem poemas traduzidos e publicados em antologias nos Estados Unidos, Bélgica, México, Argentina, Espanha e Irlanda, e já participou como palestrante convidada na Bienal de Lenguas da América no México e na Europalia Brasil em Bruxelas.

Alice Ruiz | Crédito imagem: Acervo pessoal

Raphael Montes

O advogado e escritor carioca Raphael Montes, conhecido por suas histórias de suspense, crime e terror, participa da Semana Literária na quarta-feira (7), às 19h, no Sesc Maringá; na quinta-feira (8), às 19h30, no Sesc Apucarana e, na sexta-feira (9), às 19h30, no Sesc Londrina. Raphael traz em seu currículo obras como os romances Suicidas, Dias Perfeitos, O Vilarejo, Jantar Secreto e Uma Mulher No Escuro e Bom dia, Verônica – escrito em parceria com a escritora e criminóloga Ilana Casoy. Ano passado, lançou A mágica mortal: Uma aventura do Esquadrão Zero, um dos livros mais vendidos na Bienal do Rio de Janeiro de 2024. Também coleciona cinco obras com seus contos publicados e premiações. Seus livros já venderam mais de meio milhão de cópias e já foram traduzidos para 25 idiomas. Ele é criador, roteirista-chefe e produtor-executivo da série Bom dia Verônica, para a Netflix. Também foi roteirista dos filmes Praça Paris; A Menina que Matou os Pais; O Menino que Matou Meus Pais e A Menina de Matou os Pais: A Confissão. Assina uma coluna quinzenal na revista Veja. Além disso, teve sua recente obra, Uma Família Feliz, adaptada para o cinema e exibida nas principais salas do país.

Raphael Montes | Acervo pessoal

Luiza Romão

Luiza Romão, vencedora do Jabuti em 2022 e na categoria Poesia e como Livro do Ano, traz ao público da capital, no domingo (11), às 17h, a performance Também guardamos pedras aqui, um espetáculo baseado no livro homônimo da escritora e atriz. A dramaturgia reconta a Guerra de Troia a partir da perspectiva feminina com o intuito de pensar a fundação da literatura e do teatro ocidental.

Luiza Romão | Acervo pessoal

Ademir Assunção

Outro escritor premiado com o Jabuti, em 2013, é Ademir Assunção, que também é poeta, prosador, jornalista e compositor, participará da programação em Bela Vista do Paraíso, na quarta-feira (7), às 14, e às 20h, no Sesc Apucarana; na quinta-feira (8), às 19h, na Faculdade Anhanguera, em Arapongas; na sexta-feira (9), às 14h30, no Sesc Cornélio Procópio, e no Sesc Maringá, no sábado (10), às 15h. Poemas e contos de Ademir já foram traduzidos para o inglês, espanhol e alemão, e publicados em livros e revistas na Argentina, México, Peru e Estados Unidos. 

Ademir Assunção | Acervo pessoal

Marcelino Freire

Vencedor do Jabuti em 2006 na categoria Contos e Crônicas, o escritor Marcelino Freire é um dos mais criativos de sua geração. Alguns de seus contos já foram adaptados para o teatro, participou de várias antologias no Brasil e no exterior. Com Nossos Ossos, lançado em 2013, venceu o Prêmio Machado de Assis. Marcelino participa da Semana Literária em Jacarezinho, na quarta-feira (7), às 20h30; no Sesc Cornélio Procópio na quinta-feira (8), às 19h, e no Sesc Bela Vista do Paraíso, na sexta-feira (9), às 14h.

Marcelino Freire | Crédito imagem: Mario Miranda Filho/Agência Foto

André Neves

Formado em Artes Plásticas e Relações Públicas, o arte-educador André Neves é outro escritor premiado com o Jabuti que estará na Semana Literária do Sesc, no Sesc Londrina Cadeião, no sábado (10), às 14h30. Como ilustrador, possui mais de 80 livros publicados, e como escritor, 21 títulos, entre: O colecionador de chuvas, Lino, Tombolo no lombo, A caligrafia de Dona Sofia e Seca. Já foi premiado na Itália e no México e, no Brasil, recebeu o Jabuti por cinco vezes e foi finalista em outras edições.

André Neves | Acervo pessoal

Luci Collin

A escritora curitibana, tradutora, professora universitária e musicista Luci Collin se destaca pela experimentação e pela abordagem de temas da pós-modernidade. Luci tem 24 livros publicados, dois pós-doutorados em Tradução de Literatura Irlandesa, na USP e ocupa a cadeira de número 32 da Academia Paranaense de Letras. Em 2017 recebeu o prêmio Jabuti na Categoria Poesia, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, e o Prêmio Clarice Lispector, na Categoria Conto, pela Fundação Biblioteca Nacional, em 2022, foi finalista do Prêmio Oceanos, em 2015 e já participou de diversas antologias nacionais e internacionais. Ela vai participar da Semana Literária em Guarapuava, na quarta-feira (7), às 17h e às 19h30; em Pato Branco, na quinta-feira (8), às 19h30 e, em Francisco Beltrão, às 14h e às 19h30, ministrando oficinas de criação poética e palestrando. 

Luci Collin | Crédito imagem: Luciano Paschoal

Guilherme Gontijo Flores

O Jabuti de Tradução, o escritor, poeta, tradutor e professor Guilherme Gontijo Flores é autor, entre outros, de Brasa Enganosa, Tróiades, Carvão: Capim e Todos os nomes que talvez tivéssemos. e vai estar com o público de Londrina, no domingo (11), às 15h30. Como tradutor, publicou, entre outros: A anatomia da melancolia, de Robert Burton – vencedor dos prêmios APCA e Jabuti –; Elegias de Sexto Propércio – vencedor do Prêmio Paulo Rónai de tradução, da Fundação Biblioteca Nacional –; Fragmentos completos de Safo – vencedor do Prêmio APCA de tradução – e Epigramas de Calímaco). Nos últimos anos vem trabalhando com tradução e performance de poesia antiga e participa do grupo Pecora Loca.

Guilherme Gontijo Flores | Crédito imagem: Acervo pessoal

Renato Forin Jr.

Outro escritor premiado a participar da Semana Literária do Sesc é o escritor, diretor de teatro e professor de literatura Renato Forin Jr., que se dedica especialmente à dramaturgia e publicou peças como Samba de uma noite de verão – livro-CD que lhe rendeu o Jabuti em 2017 –; OVO e Carne Viva, além de ter traduzido Homens que caem, da francesa Marion Aubert. Ele estará na quarta-feira (7), às 19h, em Cornélio Procópio; na quinta-feira (8), às 18h30, em Jacarezinho; sexta-feira (9), às 16h, em Maringá e, no sábado (10), às 10h, no Sesc Arapongas.

Renato Forin | Acervo pessoal

Emília Nuñez

A escritora baiana, sócia da Editora Tibi, Emília Nuñez foca suas obras e projetos nos impactos positivos da leitura compartilhada na vida de famílias e crianças.  A escritora atua no mercado editorial desde 2016, quando lançou seu primeiro livro, sucesso de vendas e de crítica, A Menina da Cabeça Quadrada, uma das obras pioneiras no Brasil sobre a temática do uso consciente das tecnologias na infância.  Ao total, Emília soma mais de 20 livros publicados voltados para crianças e adultos, que já colecionam premiações, como o Prêmio Jabuti 2023, na categoria Infantil, os Prêmios FNLIJ de Melhor livro-imagem e selo de Altamente Recomendável, além do Selo Distinção Cátedra 10 da UNESCO.

Na quarta-feira (7), às 10h e às 14h, ela estará no Colégio Estadual Túlio de França, em União da Vitória e, às 19h, no Auditório da Unespar; na quinta-feira (8), às 18h, no Salão Nobre do Colégio Bom Jesus São José Rio Negro, em Rio Negro, e na sexta-feira (9), no Sesc Estação Saudade, às 10h, às 14h e às 15h.

Emília Nuñez | Crédito imagem: acervo pessoal

Lucas Mota

O umuaramense Lucas Mota é escritor convidado para falar ao público do Sesc Francisco Beltrão, na quinta-feira (8), às 15h15, sobre literatura geek. Lucas venceu o Jabuti em 2022 com a obra Olhos de Pixel, como melhor romance de entretenimento. Também escreveu Boas Meninas não fazer perguntas e Todos os mentirosos. É autor dos contos da série Soundtrack, e tem um conto na coletânea Desencontros. Lucas também é criador e co-apresentador do podcast Suposta Leitura, em que fala quinzenalmente sobre literatura.

Lucas Mota | Crédito imagem: Abner Lobo

Blandina Franco e José Carlos Lollo

Blandina Franco é escritora de livros infantis e José Carlos Lollo é ilustrador. O casal tem mais de 55 livros editados, alguns deles em Portugal, China e Turquia e já receberam vários prêmios, entre eles dois Jabutis, uma Menção Honrosa no Prêmio João-de-Barro e o Selo Cátedra 10 da UNESCO e uma Menção Honrosa do Prêmio Bologna Ragazzi Digital Award, concedido pela Feira de Bolonha, pelo livro digital Quem soltou o pum?. A obra deu origem a uma série temática publicada pela Companhia das Letrinhas, que se tornou um fenômeno editorial, com mais de 500 mil cópias vendidas. Blandina e José Carlos falam ao público de Paranavaí, na quarta-feira (7), às 15h; no Sesc Maringá, na quinta-feira e,  na sexta-feira (9), às 15h, no Sesc Campo Mourão.

José Carlos Lollo e Blandina Franco | Crédito imagem: acervo pessoal

Fabrício Corsaletti

Formado em Letras, na Universidade de São Paulo, Fabrício Corsaletti publicou 22 livros entre contos, crônicas, poemas, infantis e novela, além de colunas em veículos de comunicação. Seu livro de poesia Esquimó foi vencedor do Prêmio Bravo! de Literatura e seu recente livro Engenheiro Fantasma recebeu o Prêmio Livro do Ano, em 2023, na 65ª edição do Jabuti. Ele estará no Sesc Londrina Cadeião no sábado (11), às 15h30.

Fabrício Corsaletti | Acervo pessoal

Micheliny Verunschk

A escritora e historiadora pernambucana Micheliny Verunschk é autora de livros de contos, poesias e romances, incluindo Nossa Teresa: vida e morte de uma santa suicida, obra vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura e de O som do rugido da onça, que lhe rendeu o Jabuti de melhor romance literário em 2022 e o terceiro lugar do Prêmio Oceanos. Ela conversa com o público do Sesc Londrina Cadeião, na quinta-feira (8), às 19h.

MIcheliny Verunschk | Crédito imagem: Acervo pessoal

Vencedores de JABUTI

1989 – Alice Ruiz (poesia)

1995 – Paulo Leminski (poesia)

2003 – André Neves (infanto juvenil)

2006 – Marcelino Freire (contos e crônicas)

2009 – Alice Ruiz (poesia)

2011 – André Neves (ilustração livro infanto juvenil – 2º lugar)

2011 – André Neves (infantil)

2013 – Socorro Acioli (infantil)

2013 – André Neves (ilustração livro infanto juvenil)

2013 – Ademir Assunção (poesia)

2014 – Guilherme Gontijo Flores (tradução)

2014 – Blandina Franco (Didático e Paradidático – 3º lugar)

2014 – José Carlos Lollo  (Didático e Paradidático – 3º lugar)

2015 – Blandina Franco (infantil – 3º lugar)

2015 – José Carlos Lollo (infantil – 3º lugar)

2017 – Renato Forin Jr (adaptação – 3º lugar)

2017 – André Neves  (ilustração livro infanto juvenil)

2017 – Luci Collin (poesia – 2º lugar)

2020 – Itamar Vieira Junior (romance literário)

2020 – Raphael Montes (romance entretenimento)

2022 – Micheliny Verunschk (romance literário)

2022 – Luiza Romão (poesia)

2022 – Itamar Vieira Junior (livro brasileiro lançado no exterior)

2022 – Lucas Mota (romance de entretenimento)

2023 – Emília Nuñez (infantil)

2023 – Fabrício Corsaletti (poesia)

Finalistas JABUTI

2005, 2006, 2015 – Rodrigo Garcia Lopes

2018, 2023: Geovani Martins

2019 – Ana Rapha Nunes

2019 – André Neves

2020 – Mariana Salomão Carrara

2020 – Giovana Madalosso

2022 – Cristiane Sobral

2022 – Aline Bei

Clique AQUI para ter acesso à programação completa da 43ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro.

SAIBA MAIS: