Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Sesc Saúde
Saúde e Alimentação: Sesc Saúde

Sesc PR e ULE realizam simpósio para discutir o Transtorno do Espectro Autista

Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o mês de abril é marcado por atos de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para promover a discussão do tema, o Sesc PR e a Universidade Livre do Esporte (ULE) realizaram ontem (9), em Curitiba, no Teatro Sesc da Esquina, durante todo o dia, a segunda edição do Simpósio sobre Autismo e Esporte, reunindo pesquisadores, doutores, médicos, especialistas, educadores e interessados.

O diretor financeiro da ULE, Sidney Morgenstern, enfatizou que o trabalho que a organização realiza busca a inclusão, não apenas nas questões do esporte, mas no contexto social. Morgenstern elogiou a ação do governo do Paraná com a criação da Carteira do Autismo. “Este documento possibilita que crianças e jovens sejam atendidos com prioridade, fundamentalmente nas questões essenciais como saúde, educação e assistência social”, pontuou.

O diretor financeiro da ULE, Sidney Morgenstern | Crédito imagem: Ivo Lima

Para mostrar o trabalho que a ULE realiza há 26 anos com foco específico em pessoas com autismo, síndromes e deficiências, a diretora administrativa da instituição, Denise Mendonça Bueno, apresentou projetos de inclusão, empregabilidade, geração de renda e esporte e salientou que a entidade atua com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, nutricionistas, médicos, psicopedagogos, fisioterapeutas, educadores físicos e sociais. 

A diretora administrativa da ULE, Denise Mendonça Bueno | Crédito imagem: Ivo Lima

Na avaliação do secretário Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Junior, as parcerias entre o poder público e a iniciativa privada “favorecem cada vez mais para que possamos desenvolver a causa autista. Incluir não é apenas falar, é agir. Precisamos agir para que as pessoas possam ser incluídas na sociedade”, avaliou.

O secretário Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Junior | Crédito imagem: Ivo Lima

A deputada estadual Márcia Huçulak, representando a Assembleia Legislativa do Paraná, afirmou que a causa autista é relevante, importante e desafiadora para todas as políticas públicas. “Inclusão significa agir e não ficar apenas no discurso. Temos o desafio, enquanto políticas públicas e inclusão de pessoas dentro do espectro autista, de realizarmos parcerias. Na última semana, em um momento histórico, a nossa Casa de Leis, aprovou o projeto que cria o Código da Pessoa com Autismo no Paraná, debatido com um conjunto de leis, que garantem direitos e envolve as mais variadas áreas da assistência social, da educação, da saúde, do esporte, da vida, da empregabilidade e do futuro dessas pessoas. Se quisermos uma sociedade justa e humana precisamos cuidar e desenvolver as potencialidades de cada um”, disse.

A deputada estadual Márcia Huçulak | Crédito imagem: Ivo Lima

Anfitrião do evento, o diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes, leu mensagem do governador do Paraná em exercício, Darci Piana, que não pôde comparecer ao evento, mas que “mantém as portas do Sesc PR abertas e à disposição de todas as entidades que se dispõem a trocar ideias e parcerias sobre assuntos de extrema relevância, tal como o autismo”. O diretor também ressaltou que o Sesc PR tem como missão a promoção de ações socioeducativas, que incentivem a qualidade de vida, a autonomia, a inclusão e o desenvolvimento humano. Por meio de atividades realizadas, contemplamos diferentes áreas como a saúde, o lazer, a educação, a cultura e o social. “Desde 2022 o Sesc PR iniciou a abordagem desse tema de altíssima relevância social, com palestras que despertaram nosso compromisso com a temática. Este tema por muitos anos esteve um tanto esquecido, hoje é uma necessidade, assim como diversas outras, e traz à luz essa preocupação com a compreensão do TEA e as diferentes metodologias de atuação que garanta a real inclusão e oportunidades para todas essas pessoas”, concluiu, fazendo uma referência à Lei Berenice Piana, que prevê direitos aos autistas.

O diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes

Você confere as palestras e os assuntos abordados no canal do Sesc PR no Youtube.

Confira as fotos do evento AQUI.