Sesc PR
Paraná
Esporte e Lazer: Competições Esportivas
Esporte e Lazer: Competições Esportivas

Paracopa Sesc abre as portas para novos talentos de bocha paralímpica

Curitiba recebe pela terceira vez o Campeonato Brasileiro de Jovens de Bocha Paralímpica, o Paracopa Sesc. A competição é realizada no Sesc Portão até o próximo sábado (20) e é uma das etapas do processo de avaliação para definição do elenco que irá compor a Seleção Brasileira de Jovens que representará o país em competições internacionais no ano de 2024.

A cerimônia de abertura realizada ontem (16) apresentou as delegações das 17 federações brasileiras que participam da competição: Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O Diretor Regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes, comentou o histórico da parceria com a Associação Nacional de Desportos para Deficientes (ANDE), órgão regulador da modalidade, em realizar competições de bocha paralímpica em Curitiba. “É uma grande satisfação de termos instituído em 2021 essa bocha paralímpica. Estamos no terceiro ano e houve um acréscimo de 16 atletas iniciais para 70 atletas este ano, o que mostra que as iniciativas esportivas do Sesc se constituem num verdadeiro contágio do bem”, discursou.

A realização da competição já está rendendo frutos. “Hoje temos três atletas que estarão em (Olímpiadas) Paris e que começaram aqui. Isso que é a parte mais interessante, mais legal. Mostrando que os atletas estão começando já no alto nível, pressionando os atletas principais, e o principal a parceria está dando resultado”, disse o vice-presidente da Ande, Erinaldo Chagas.

Com o ginásio lotado com a presença dos atletas, seus familiares e técnicos, alunos do Aprender & Jogar e da Educação Infantil, o público contou com a animação de palhaços, apresentação da banda de música da associação da Vila Militar e da Fanfarra da Apae Curitiba.

Após a abertura, começaram os primeiros jogos do Paracopa Sesc. A disputa segue de 17 a 20, a partir das 8h. A cerimônia de premiação será no dia 20, às 14h. O evento é gratuito e aberto ao público. A competição tem promoção da RPC.

Estiveram presentes o presidente do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, João Batista Carvalho Silva, o conselheiro do Sesc PR e presidente do Sinditiba, Zildo Costa, o diretor de Esporte, Lazer e Saúde do Sesc PR, Marcus Vinícius de Mello, e os diretores do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira, Denyze Ruckl e Denny Yamashita.