Sesc PR
Paraná
Esporte e Lazer: Xadrez
Esporte e Lazer: Xadrez

GMIs vencem as primeiras disputas em Caiobá

O Torneio Internacional de Xadrez Sesc 75 anos começou no último sábado (17), com a realização da modalidade Blitz e as primeiras rodadas do torneio Rápido, no Hotel Sesc Caiobá.

Na primeira modalidade, em que os jogadores têm 2 minutos, com 5” de acréscimo por lance, para realizar cada jogada, 149 enxadristas participaram. Ao final de 13 rodadas, o Grande Mestre Internacional Neuris Delgado, do Paraguai, repetiu o título do ano passado. Em segundo lugar ficou o também GMI paraguaio Alex Bachmann, com os mesmos pontos do vencedor, mas pior critério de desempate.  

Fechando o trio, o GMI brasileiro Felipe El Debs, a meio ponto de distância, seguido pelo GMI Krikor Mekhitarian, do Brasil, e pelo Mestre Fide brasileiro Edgar Rodrigues. Entre as mulheres, a vitória foi da WMI (Woman International Master) brasileira Kathiê Librelato, com 8 pontos. 

Rápido

No próprio sábado foram disputadas as primeiras rodadas do torneio Rápido, encerrado no fim da tarde do domingo. A modalidade foi jogada por 132 enxadristas, em 11 rodadas, com o tempo de 15’ para cada jogador, com 5” de acréscimo por lance.      

Ao fim da maratona de 11 rodadas, venceu o GMI brasileiro Alesandr Fier, com 9 pontos, seguido pelos também brasileiros GMI Yago Santiago e o Mestre Internacional Diego di Berardino, a meio ponto de distância. O GMI Bachmann e o MI Roberto Molina fecham a lista dos cinco primeiros. Entre as mulheres, a WMI brasileira Juliana Terao ficou com o primeiro lugar, com 6,5 pontos.  

Clássico

A modalidade de Xadrez Clássico teve sua primeira rodada na noite de ontem (18), com 160 jogadores, de nove países: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, 3 WMI Bolívia, Chile, Cuba, Estados Unidos e Zâmbia, incluindo 11 GMIs, 10 MIs, 1 WMI, 14 Mestres Fide e 3 WMF.  

O torneio prossegue hoje com duas rodadas, a partir das 14h, e vai até domingo (25). Amanhã à noite será oferecido o jantar aos mestres e patrocinadores, a partir das 20h, no Restaurante do Senac, no próprio hotel Sesc Caiobá.