Os dois maiores projetos de circulação cultural do país – Palco Giratório e Sonora Brasil – completam 25 anos de criação em 2023. Para celebrar, o Sesc realiza nos dias 26 e 27 de abril um evento especial de lançamento, que também marca a retomada do circuito presencial, interrompido em virtude da pandemia de Covid-19.
A festa de lançamento reuniu assessores de comunicação e analistas de cultura do Sesc de diversos regionais, jornalistas, artistas e convidados para uma roda de conversa que antecedeu o show Batuques do Rio, no Sesc Copacabana, no Rio de Janeiro.
Palco Giratório
O Palco Giratório vai rodar o país com 15 espetáculos de circo, dança e teatro que refletem demandas de nosso tempo histórico, como as cenas negras, o teatro realizado por mulheres, a contínua reinvenção da tradição, o anseio por espaços de partilha com públicos de variados gêneros, faixas etárias e classes sociais entre muitas outras temáticas. Ao longo de 2023, 464 artistas serão mobilizados pelo projeto, que vai circular 73 cidades, com 238 apresentações.
No Paraná, o Sesc recebe, em agosto, os espetáculos “A invenção do Nordeste”, do Rio Grande do Norte, em Curitiba; “Preta Mina – o fim do silêncio, o eco do incômodo”, do Rio Grande do Sul, em Londrina; e “Provisoriamente não cantaremos o amor”, de Santa Catarina, em Ponta Grossa. Em outubro, é a vez de “Vikings e o Reino Saqueado”, do Paraná, ser apresentado em Maringá e em Medianeira e, em novembro, “Cartas para Mercedesssssss”, do Rio de Janeiro, será apresentado na capital paranaense.
Confira a listagem completa dos espetáculos que vão circular os Brasil pelo Palco Giratório em 2023:
- Cartas para Mercedesssssss (RJ)
- Imalẹ̀ Inú Ìyágbà (SP)
- Preta Mina – O fim do silêncio, o eco do incômodo (RS)
- Cuidado com Neguin (RJ)
- Provisoriamente não cantaremos o amor (SC)
- Vikings e o Reino Saqueado (PR)
- A invenção do Nordeste (RN)
- Clássicos de Palhaço (PI)
- E.L.A. (CE)
- Narrativas Encontradas Numa Garrafa Pet (PE)
- Iracema (CE)
- Luna de Miel (TO)
- Adeus de Maria (MT)
- Senhora P (DF)
- Ninho (TO)
Sonora Brasil
O Sonora Brasil circulará com o tema Culturas bantu: afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas, que destaca a contribuição dos povos de línguas bantu na música brasileira, aprofundando a discussão da influência das culturas de matriz africana no país.
“Mais do que projetos de circulação de grupos artísticos, Palco Giratório e Sonora Brasil promovem o intercâmbio de modos de fazer, criar e pensar, explorando a diversidade das manifestações culturais brasileiras e lançando luz sobre temas de relevância para a sociedade. São itinerâncias que aproximam os artistas do público em um enriquecimento mútuo, proporcionando o registro e a memória da cultura brasileira”, disse a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaína Cunha.
Confira a relação completa dos grupos que participarão do projeto Sonora Brasil 2023:
- Tiganá Santana (BA)
- Marissol Mwaba e François Muleka (SC)
- Jorge Dissonância e Pedro Mendonça (SE)
- Nega Lú (MT)
- André Jamaica, Nina Rosa, Paulino Dias, Nego Álvaro, Thiago Kobe, Lúcio Rodrigues e Leonardo Pereira (RJ)
- Ticumbi de Conceição da Barra (ES)
- Primeiro Terno de Nossa Senhora do Rosário de Montes Claros (MG)
- AFATABE- Associação dos Filhos e Amigos do Ashé Tatá Bokùlê (RR)
- Jongo do Quilombo do Campinho (RJ)