O Sesc PR está com as inscrições abertas para uma seleção de contos infantis que vão compor a 8ª Coletânea Sesc de Contos Infantis.
Autores nascidos ou residentes no Paraná são desafiados a produzir uma narrativa literária curta, de tema livre, mas que tenha o estado paranaense como pano de fundo. Com isso, o Sesc PR pretende não apenas entreter ou divertir o público infantil, mas ampliar o repertório de histórias, lendas, costumes, causos e tradições dos leitores e leitoras, aproximando-os da cultura e da produção literária estadual.
Quer participar mas está em dúvida sobre o formato, estrutura e elementos de um conto? O Sesc PR preparou um roteiro para você se aventurar neste gênero literário. As inscrições estão abertas até o dia 28 de março.
O que é um conto?
São muitas as teorias construídas acerca de como se escreve um conto. Muitos autores e autoras já se debruçaram sobre a difícil tarefa de definir o gênero literário, criando imagens e analogias que ajudam a ampliar as significações desse gênero tão popular na literatura mundial. No Brasil, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Maria Valéria Rezende, Lígia Fagundes Teles, Conceição Evaristo, Caio Fernando Abreu, José J Veiga, Ana Maria Machado, Sílvia Orthof, Ricardo Azevedo e o curitibano Dalton Trevisan são unanimidade quando se fala do gênero.
O que podemos afirmar é que conto é um gênero literário que tem como característica principal ser uma narrativa curta, breve que apresenta poucos personagens, sejam eles animados ou inanimados, humanos ou fantásticos.
Os contos nasceram das narrativas orais, passadas de pais para filhos, da necessidade de contar, de ouvir histórias e de transmitir conhecimento.
Quais são os elementos de um conto?
Todos os contos precisam ter personagens, que podem ser objetos, pessoas, animais ou até mesmo seres imaginários. Nestas curtas histórias eles ganham vida e também consciência.
Essas histórias são contadas por um narrador, que pode também ser um personagem, um observador que não participa da história ou um narrador que sabe de tudo, inclusive o que os outros personagens estão pensando ou sentindo.
De modo geral, a narrativa de um conto se passa em um período de tempo determinado, que pode ser no passado, presente ou em um futuro imaginado pelo autor.
Os contos precisam ocorrer em um espaço e uma das exigências da seleção de contos promovida pelo Sesc PR é que a narrativa se passe no estado do Paraná, ou tenha o estado como paisagem. Este local pode estar implícito ou explícito, fazendo uso de expressões regionais, citando cidades paranaenses, pontos turísticos do estado, lendas locais ou gentílicos.
Quais os tipos de contos?
Os contos também possuem diferentes tipos de textos, dependendo dos elementos que compõem a história. Estes textos podem ser de ficção científica, mágico, de fadas, fantásticos, infanto-juvenil ou até mesmo de terror.
Independentemente dos personagens, do tempo, do espaço, do tipo ou do narrador que você escolher, tenha em mente que as histórias, sobretudo, são fonte de transmissão de conhecimento e ampliação de repertório cultural, além de um convite à imaginação.
Para ter acesso a todos os contos já publicados nas sete primeiras edições da Coletânea Sesc de Contos Infantis, clique AQUI.
Lembre-se, as inscrições vão até 28 de março, pelo site do Sesc PR, e o lançamento da Coletânea acontece durante a 42ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro.