Você sabia que O Estranho Que Nós Amamos, de Sofia Coppola é uma adaptação do filme de Siegel de 1971?
O Estranho Que Nós Amamos (94 min) / EUA / 2017 / Ficção / Direção: Sofia Coppola / Classificação Indicativa: 14 anos
Um internato para mulheres abriga o soldado ferido John McBurney (Colin Farrell). O ano é 1864, três anos após o início da Guerra Civil Norte Americana.
John é recebido pela diretora da instituição Martha Farnsworth (Nicole Kidman) e as demais internas e funcionárias. No elenco estão Oona Laurence, Kristen Dunst e Elle Fanning.
Esta adaptação de Sofia Coppola resolve alguns pontos negativos do filme de 1971, dirigido por Don Siegel, como machismo e uma visão estereotipada e caricata do universo feminino.
Ambos os filmes partem do livro original O Estranho Que Nós Amamos, de Thomas P. Cullinan, publicado no ano de 1966. Porém, Coppola muda o ponto de vista da narração da história, do soldado para as mulheres. O filme de Sofia Coppola em sua sutileza – marca da diretora – traz um discurso feminista conciso e bem elaborado.
O Estranho Que Nós Amamos teve um orçamento enxuto de U$ 10.4 milhões, e foi rodado em apenas 26 dias. Em sua estreia, no Festival de Cannes, Sofia Coppola ganhou o prêmio de melhor direção pelo longa.
O Estranho Que Nós Amamos é um prato cheio para quem gosta de plot twist.
(Texto Edson Godinho, Técnico de Atividades do Sesc Paranavaí)
Maio: Especial Sofia Coppola, em homenagem ao mês do seu aniversário.
*O Drops CineSesc, iniciativa do Sesc Paranavaí, é uma ferramenta de divulgação e indicação de produções audiovisuais para os clientes do Sesc Paraná e público em geral.