Sesc Paraná realizou ação em alusão ao Dia do Consumo Consciente
No dia 15/10 29 Unidades de Serviço Sesc Paraná localizadas em 25 cidades realizaram, em alusão ao Dia do Consumo Consciente, arrecadação de materiais de difícil destinação. No total foram arrecadados 4,3 toneladas de lixo eletrônico, 15,75 kg de medicamentos vencidos, 231 litros de óleo vegetal usado, 26,4 kg de pilhas e baterias, e 27,4 kg de lâmpadas. Todo esse material foi encaminhado a instituições parceiras que realizam a destinação correta destes materiais, afim de que não sejam lançados no meio ambiente, o que prejudicaria o planeta e a saúde humana.
Você já ouviu falar sobre o Dia do Consumo Consciente?
A data é celebrada anualmente no Brasil em 15/10 e foi criada em 2009 pelo Ministério do Meio Ambiente, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados por padrões de produção e consumo excessivos nos diversos espaços que ocupamos (trabalho, casas, etc).
Quando falamos em consumo, a quê especificamente estamos nos referindo?
Talvez a palavra “consumo” nos faça pensar apenas em compras e shoppings centers. Porém, tudo que consumimos têm um alcance muito amplo. Por exemplo, se compramos um produto como um alimento, ou uma roupa, ou um celular, devemos parar para pensar sobre o que foi necessário para a produção e o como será realizada a destinação destes itens que estamos consumindo. Quanta energia elétrica foi gasta? Quanta água foi necessária? Quais recursos foram retirados da natureza para essa produção e em quanto tempo eles se renovam? É um produto reciclável? Quanto tempo leva para ser degradado na natureza e quais impactos causa a ela?
Se considerarmos especificamente a utilização de água envolvida nos processor de produção, nos deparamos com números impactantes. No Brasil cerca de 72% do consumo de água ocorre na agricultura, 22% na indústria e apenas 8% nas residências. Isso não significa que não devemos economizar água em casa, mas sim, que precisamos entender que o nosso consumo de produtos também representa consumo de água, e deve ser pensado e realizado de forma responsável.
A proposta não é não consumir, e sim, consumir de forma consciente e sem desperdícios. Para isso podemos utilizar os três “R”s da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Ao reduzirmos o consumo exagerado de produtos, estaremos também reduzindo o consumo indireto de água e de outros recursos, e a geração de resíduos no nosso planeta. Ao consumirmos um produto, devemos pensar em forma de reutilizá-lo, o que pode nos ajudar também no primeiro “R” de redução. Por fim, no momento de descartar itens que não utilizamos mais, devemos dar a destinação correta, separando os resíduos adequadamente para encaminhar o máximo possível de itens para reciclagem. A reciclagem reduz muito o impacto ambiental da geração de resíduos, mas também gera algum impacto, por isso devemos tentar, antes de qualquer coisa, reduzir e reutilizar.
Além disso, consumir de forma consciente é uma proposta alinhada com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU, especificamente o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).
O que são os ODSs afinal?
Segundo as Nações Unidas “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.”
Confira os 17 ODSs em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
Por que preservar o meio ambiente é importante para nossa saúde?
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) (https://www.unep.org):
– 60% das doenças humanas se originaram em outras espécies de animais, em decorrência de destruição de áreas naturais e consequente contato próximo com animais selvagens;
– 90% das pessoas respiram ar impuro, o que reduz sua expectativa de vida;
– a destruição de ambientes naturais e consequente perda de biodiversidade ocasiona redução das possibilidades de produção de medicamentos a partir de plantas medicinais;
– as mudanças climáticas causam incêndios, enchentes e furacões. Estes fenômenos causam mortes, ameaçam a segurança alimentar, alteram a propagação de microorganismos como vírus.
Dessa forma, a conscientização de cada indivíduo da sociedade é de suma importância para alcançarmos um consumo responsável, com foco no meio ambiente e na saúde humana.
Consumo consciente não em apenas um dia no ano, é todo dia!!!