Sesc PR
Paraná
Cultura: Cinema
Cultura: Cinema

Um diretor por mês: Pedro Almodóvar

Hoje, um dos cineastas mais aclamados e bem sucedidos do cinema mundial contemporâneo, Pedro Almodóvar, completa 72 anos. Quando se fala do espanhol Pedro Almodóvar é impossível não pensar em sua estética única calcada na cultura kitsch e no excesso de vermelho. Filmes com personagens femininas fortes e cheias de liberdade de expressão – herança de seu engajo na “Movida Madrileña”.

Almodóvar dá vitrine para arte em seu cinema, um bom exemplo é: Fale com Ela, de 2002. Nessa obra, o diretor e roteirista constrói uma ode à arte. Ele traz ao público elementos como: Pina Bausch performando Cafe Muller; Cateano Veloso cantando Cururu Paloma; a voz retumbante de Elis Regina em meio a uma toreada; um curta metragem dentro do filme em homenagem a Luis Buñel e a aparição de Geraldine Chaplin – filha de Charles Chaplin e musa de Carlos Saura – como a professora de balé de uma das protagonista.

Pedro Almodóvar em sua filmografia também recorre em muitos momentos a personagens masculinos que são diretores de cinema, como em Dor e Glória, de 2019, Má Educação, de 2004, Abraços Partidos, de 2009, e Ata-me, de 1989.

A metalinguagem, o exercício de fazer arte sempre estão nas narrativas de Almodóvar. Bem como as relações familiares, principalmente no que tange ao feminino e à experiência de ser mãe. Em 2021 em meio à pandemia da Covid-19, Almodóvar presenteia o público com sua nova produção Madres Paralelas, que fala justamente de um dos seus temas mais recorrentes: a maternidade.

Incluso, Almodóvar foi um dos primeiros diretores de cinema a produzir durante a pandemia. Em 2020 rodou o curta-metragem A Voz Humana, sua primeira produção cinematográfica falada em inglês, com Tilda Swinton como protagonista.

Fica difícil em poucas palavras definir, narrar ou contar todo o processo artístico de Pedro Almodóvar. Porém, entretanto, sua estética influenciou e continua influenciado o mudo das artes, do cinema e da moda.

Em sua larga carreira cinematográfica ganhou 2 Oscars, 2 Globos de Ouro, 4 BAFTA e 4 premiações em Cannes.

Pedro Almodóvar | 1949 | Dir: Pedro Almodóvar | Espanha | Classificação: LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS DO MUNDO

No mês de setembro o Drops CineSesc comemora o aniversário do cineasta espanhol Pedro Almodóvar – 25 de setembro de 1949. Com uma programação especial com drops de curiosidades sobre sua produção cinematográfica, encontros e debates especiais em torno do universo criativo de Almodóvar.

Um diretor por mês, iniciativa do Sesc Paranavaí, é uma ferramenta de divulgação e indicação de produções audiovisuais para os clientes do Sesc Paraná e público em geral.

Confira os drops referentes à Pedro Almodóvar:

(Texto Edson Godinho, Técnico de Atividades Sesc Paranavaí)