Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Odontologia
Saúde e Alimentação: Odontologia

Como está a sua saúde bucal?

O sorriso é uma das mais belas formas de comunicação usadas pelo homem. Um sorriso saudável é reflexo de harmonia entre as estruturas bucais e de nosso corpo.

Você já ouviu falar de placa bacteriana?

A placa bacteriana é um dos maiores inimigos da saúde bucal. É composta por bactérias e restos alimentares formando uma massa pegajosa de cor clara, que se deposita sobre os dentes e próximo às gengivas, causando alterações bucais. A boa notícia é que é facilmente removida, utilizando fio dental e escova dental de forma correta, após as principais refeições.

Quais são as principais alterações bucais?

Doença Cárie:

Sim, é uma doença!  É uma doença multifatorial, isto é, depende de vários fatores para que apareça. De uma forma geral, o grande responsável é o acúmulo de placa bacteriana e a formação de ácidos que atacam a estrutura mineral dos dentes, gerando as cavidades (buracos).

Gengivite:

É uma inflamação localizada na gengiva, ocasionada pelo acúmulo de placa bacteriana na região entre o dente e a gengiva. Esta inflamação é a responsável pela dor, inchaço, vermelhidão e pelo sangramento da gengiva.

Periodontite:

É uma evolução da gengivite pela persistência da placa bacteriana que endurece pela ação da saliva ou da alimentação, formado o tártaro ou cálculo dental. Este cálculo “gruda” na região deixando a gengiva ainda mais inflamada, inchada e com sangramento, podendo causar danos ao osso que fica ao redor dos dentes. Quando isso acontece, pode deixá-los com mobilidade e, nos casos mais graves, levar à perda dos dentes.

Halitose:

Halitose é o nome científico do mau hálito. Está comumente relacionada a alterações bucais como a presença de doença cárie, gengivites e periodontites, alteração na composição e quantidade da saliva, acúmulo de placa bacteriana em próteses deterioradas ou mal adaptadas e, principalmente, acúmulo de “saburra” (restos alimentares, bactérias e células descamadas) sobre a língua, dando-lhe um aspecto esbranquiçado. A halitose ainda pode ter origem respiratória (sinusite e amidalite), digestiva (erupção gástrica, tumores e úlcera duodenal), metabólica (diabetes e alterações hormonais) e emocional (estresse). Beber ao menos dois litros de água por dia e evitar o jejum prolongado podem ajudar no controle da halitose.

Para que as alterações bucais possam ser controladas, e até mesmo evitadas, é fundamental uma correta higienização bucal e hábitos saudáveis. Veja as orientações abaixo:

Fio Dental

O uso do fio dental é imprescindível para a higienização bucal. A escovação não substitui o seu uso, pois os locais que a escova e o fio atingem são diferentes. O fio dental deve ser utilizado para limpar a região ao redor de cada dente, deslizando-o levemente cima e para baixo (de um lado para o outro) entre todos os dentes. Nunca force o fio contra a gengiva, pois pode machucá-la.

Escovas e Cremes Dentais

Opte por escovas de cerdas macias para não machucar a gengiva, com cabeça pequena para alcançar todos os lados dos dentes, utilizando sempre cremes dentais com flúor.

Atenção especial para a indicação de cremes dentais fluoretados para bebês e crianças, pois dependerá da faixa etária de cada uma e sua capacidade de cuspir. Neste caso, procure um dentista para mais orientações.

Escove todas as superfícies dos dentes: externas (lados que aparecem ao sorrir), internas (lados que ficam para dentro da boca) e superfícies mastigatórias (partes utilizadas para mastigar os alimentos).

O fio dental e a escovação removem restos de alimentos e a placa bacteriana. Não removem o tártaro ou cálculo dental, por isso, quando eles existem, a limpeza completa só ocorre após a visita ao dentista, que possui instrumentos adequados para removê-los.

IMPORTANTE: A higienização bucal deve ser sempre finalizada pela escovação da língua de forma delicada com movimentos de trás para frente, até que a língua fique com coloração rósea.

Hábitos Saudáveis ajudam na manutenção da saúde bucal, por isso, estabeleça “rotinas das refeições” evitando lanches inesperados, como por exemplo: doces açucarados, biscoitos com recheio, refrigerantes, salgadinhos e outros alimentos industrializados. Aumente o consumo de alimentos saudáveis como cereais integrais, leite, ovos, legumes, verduras e principalmente frutas.

Como você pode perceber, um sorriso saudável depende de muitas coisas, não é mesmo?

A saúde bucal é consequência de bons hábitos e de uma rotina sistemática envolvendo visitas regulares ao dentista.

Conte com a estrutura do Sesc PR e com os seus profissionais. Você é sempre muito bem-vindo.

Saiba mais sobre os serviços aqui.