Como falar de união, fraternidade, autoestima e diferenças com crianças, adolescentes e… adultos!? E a partir de um equipamento doméstico que durante muitos anos foi o que conectou todos os brasileiros, como o Rádio, inventado pelo italiano Guglielmo Marconi, em 1896?!
A partir da adaptação de Sérgio Bardotti e músicas de Chico Buarque de Hollanda, a peça, em rápidas e concisas palavras, inspirada no conto dos irmãos Grimm “Os Músicos de Bremen”, narra a história do encontro de quatro animais: um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata. Todos têm suas histórias de opressão, abandono e algumas lágrimas.
Em diversas encenações, essa variedade de figuras que se unem para um objetivo comum – A busca pela felicidade! – é contada com inspirações lúdicas e poéticas. A encenação segue um viés preocupado com as boas ideias, com a música e com a ludicidade própria da criança. Brincar de fazer teatro, brincar de discutir a vida, brincar de ser outro ser, brincar de ser cantor, brincar de ser ator, brincar, brincar e brincar. E, por meio da brincadeira, dialogar com a plateia de crianças e adultos sobre grandes temas atuais como educação, fraternidade, meio ambiente e as diferenças que nos unem, ao invés de nos separarem.
Como cantores, os quatro animais dessa encenação de RÁDIO SALTIMBANCOS usam, para suas brincadeiras, uma divertida viagem no tempo, quando o rádio fazia a união de todos os brasileiros, por meio da palavra, da música e da imaginação. Estão todos num programa de rádio, com canções, entrevistas, encenações dramáticas e comunicação. A comunicação que é a ponte entre os seres humanos e a liberdade de expressão que é a essência da liberdade entre os homens.