O que o futebol pode revelar sobre a literatura, a memória e a sociedade brasileira? Neste bate-papo, o escritor Sérgio Rodrigues convida o público a explorar os caminhos que unem a paixão pelo esporte à força das narrativas. Autor de O drible, obra que integra a lista de leituras obrigatórias do vestibular da UFPR, Rodrigues constrói uma história que ultrapassa os limites do campo para abordar relações familiares, identidade, história e afeto.
A conversa propõe um mergulho nos bastidores da criação literária, nas escolhas de linguagem e nos temas que atravessam o romance, destacando como a literatura pode transformar experiências individuais e coletivas em histórias capazes de dialogar com diferentes gerações. Um encontro para leitores, estudantes e interessados em descobrir como as palavras entram em jogo para contar grandes histórias.
Sérgio Rodrigues (1962), mineiro que vive no Rio, é escritor e jornalista. Seu livro mais recente é Escrever é humano – Como dar vida à sua escrita em tempo de robôs (Companhia das Letras, 2025). Entre ficção e não ficção, Sérgio tem 13 livros publicados, com destaque para o romance O drible (2013), que ganhou o prêmio de livro do ano no Portugal Telecom, atual Oceanos, e atualmente consta da lista do vestibular da UFPR. Outros trabalhos de ficção são o romance A vida futura (2022), finalista do Jabuti, e os livros de contos O homem que matou o escritor (2000) e A visita de João Gilberto aos Novos Baianos (2019). Divulgador dos saberes de língua e linguagem, tema da coluna semanal que mantém desde 2016 na Folha de S. Paulo, Sérgio Rodrigues também é autor de Viva a língua brasileira! (2016) e organizador da antologia Cartas brasileiras (2017). Tem livros publicados na França, na Espanha, em Portugal e nos EUA.
A ação compõe a programação da 45ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro e a participação é gratuita e livre para todas as idades.