A escritora Luci Collin ministrará a oficina de Criação Poética. A ação compõe a programação da 43ª Semana Literária e Feira do Livro Sesc, que tem como tema central “Poesia em toda parte”.
Sobre a escritora Luci Collin
Nascida em 1964 na cidade de Curitiba, no Paraná, onde reside. Graduou-se no Bacharelado em Música Piano/Performance (Escola de Música e Belas Artes do Paraná, 1985), no Curso de Letras português/inglês (Universidade Federal do Paraná, 1989), e no Bacharelado em Percussão Clássica (Escola de Música e Belas Artes do Paraná, 1990). Concluiu o Mestrado em Letras/Literaturas de Língua Inglesa na UFPR (1993) com a dissertação “The quest motif in Snyder’s The Back Country”, o Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês na Universidade de São Paulo (2003) com a tese “A composição em movimento: a dinâmica temporal e visual nos retratos literários de Gertrude Stein” e dois estágios de Pós-doutoramento em Literatura Irlandesa na USP (2010 e 2017). De 1999 a 2019 foi professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR, onde lecionou Literaturas de Língua Inglesa e Tradução Literária. É Membro da Academia Paranaense de Letras, ocupando a Cadeira n. 32.
Em 1984 lançou seu primeiro livro, Estarrecer (poesia), recebido com críticas muito positivas, inclusive do autor homenageado deste ano:
“Estou admirado com o nível técnico desta jovem poeta, nesta geração que pensa que qualquer coisa é poesia.” PAULO LEMINSKI.
Ao longo de quase 40 anos de carreira, Luci Collin escreveu artigos e ensaios para diversos jornais e revistas literárias, participou de antologias nacionais e internacionais (EUA, França, Alemanha, México, Argentina, Peru, Uruguai), e recebeu prêmios de concursos de literatura no Brasil e nos EUA. Representou o Brasil no Projeto Literário no EXPO 2000 em Hannover, Alemanha. Também traduziu autores como Gary Snyder, Gertrude Stein, E. E. Cummings, Virginia Woolf, Eiléan Ní Chuilleanáin, Vachel Lindsay, Jerome Rothenberg, Ira Levin e Moya Cannon, entre outros.