A oficina de criação literária, ministrada pelo escritor João Anzanello Carrascoza, é dirigida a quem busca desenvolver ou aprimorar o fazer literário. Além de conhecer técnicas e teorias da arte de escrever, por meio de leitura, bate-papo e produção escrita, os participantes terão a oportunidade de aprender e trocar ideias com o consagrado profissional do meio literário e da comunicação, que vê nas oficinas um dos caminhos para o jovem autor ingressar no meio literário.
A ação compõe a programação da 42ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, que tem como tema central “Ler para mudar histórias”. A participação é gratuita. Para turmas escolares, deve ser feito agendamento na Unidade Sesc.
João Anzanello Carrascoza venceu alguns dos mais importantes concursos literários do Brasil, entre eles o Jabuti, e também o Prêmio Internacional Guimarães Rosa – Rádio France Internationale. Publicou os livros de contos “Hotel solidão” (1994), “O vaso azul” (1998), “O Volume do Silêncio” (2006), “Dias Raros” (2009) e “Espinhos e Alfinetes” (2010). Além de histórias infantis, escreveu os romances juvenis “A Lua do futuro” (1995) e “O jogo secreto dos alquimistas” (2000). Seu conto, “Sinal dos Tempos”, foi escolhido para representar o Brasil, juntamente com textos de Moacyr Scliar e Marina Colassanti na antologia Cuentos Breves Latinoamericanos (1999), publicada em dez países de língua espanhola, sob o patrocínio da Unesco. Dedica-se atualmente à docência na USP e na ESPM. E continua escrevendo sua obra literária, para adultos, jovens e crianças, buscando ir com ela à raiz das coisas. Algumas de suas histórias foram traduzidas para bengali, croata, inglês, francês, italiano, sueco e espanhol.