O Laboratório de Literatura do Sesc Paraná promove a oficina “Mediação de leitura: Bibliotecas”, com o escritor e mediador Lucas Buchile.
Primeiro encontro (28/11/2023):
Estudar o conceito de biblioteca a partir da ideia de patrimônio imaterial. Considerar os espaços de poder estabelecidos dentro e fora da biblioteca por meio da palavra e as diferentes estratégias de dinamização de acervo literário. Pensar na palavra como instrumento para nomearmos o mundo e estabelecermos relações de intersubjetividade. Analisar a função da palavra na ficção e refletir sobre a fundamental importância da fabulação.
Segundo encontro (29/11/2023):
Apresentar diferentes metodologias de mediação de leitura. Analisar o conceito de Sujeito da Experiência, utilizado nos ensaios de Jorge Larrosa e relacioná-lo à ideia de Sujeito Leitor. Pensar na composição de geografias subjetivas criadas a partir do contato do leitor com diferentes obras literárias.
Terceiro encontro (30/11/2023):
Discutir sobre o conceito de estética relacional de Nicolas Bourriaud e projetá-lo na ideia de mediação de leitura. Propor intercâmbios de experiências entre a biblioteca e demais equipamentos de cultura, educação e ação social. Relacionar o espaço da roda de leitura com o conceito de instalação e performance.
Lucas Buchile é bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação e Direção Teatral pela Universidade Estadual do Paraná. Especialista em Contação de Histórias e Literatura Infantil e Juvenil pela Faculdade de Ampere. Especialista em Livro para a Infância: Processos de criação, circulação e mediação contemporâneos pela Casa Tombada SP. Foi gestor e diretor de produção de importantes projetos de políticas públicas do livro e da leitura no estado do Paraná, como “Agentes de Leitura do Paraná” e “Cotidiano Leitor”. Os projetos atenderam 10 municípios e contemplaram mais de 140 mil pessoas. Diretor de criação do Instituto Dom Miguel, empresa voltada às ações de incentivo à leitura por meio da democratização do acesso ao livro. Escritor das obras literárias: “Enquanto eu crescia”, “Retrato de irmão”, “Coração Submarino”, “Andorinha”, “Trenzinho Menino”, “Bonifácio: O menino ao avesso”. Atuou como professor em cursos de extensão e pós-graduação em “Contação de Histórias e Literatura Infantil Juvenil” da Faculdade de Ampere, ACE Faculdade Guilherme Guimbala e Unifil. Proponente dos projetos: A arte de formar leitores (2009), Diálogos com Lobato (2010), Territórios Literários (2011), Asas de papel (2012), Leitura Coletiva: Diálogos Memorativos (2015), todos aprovados pelos editais do Fundo Municipal de Cultura de Curitiba. Em 2017 circulou por 12 cidades do Paraná com a produção de Sarau Literário, através do projeto “Narrativas Itinerantes”, contemplado pelo Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado do Paraná. Já trabalhou em programas de promoção da leitura e do livro no Museu Histórico e Folclórico Monteiro Lobato, no Sesc PR e Sesi PR. Atuou como mediador de leitura e gestor de projetos culturais no Programa Curitiba Lê, apontado pela Cátedra Unesco de Leitura como referência em Promoção da Leitura. Participou do II e IV Encontro Internacional de Narradores Orais, Cântaro de Cuentos/ Colômbia 2015 e 2017. Em 2015 trabalhou como produtor cultural na Feira Internacional do Livro da Ciudad del Panamá – Panamá. Como ator, atuou em mais de 30 espetáculos teatrais, participando de festivais nacionais e internacionais de Teatro.