O Último Pau de Arara narra a saga da família do próprio autor que, na década de 1960, migrou do sertão da Paraíba até o Norte do Paraná, viajando na carroceria de um caminhão – o famoso pau de arara, meio de transporte quase arquetípico da migração nordestina no século XX.
Jotabê conta essa história com linguagem ágil, toques de oralidade e imagens cinematográficas. Para além de mero relato autobiográfico, o livro é um retrato de um Brasil profundo, pouco visto ou lido, e traz ainda uma singular imagem do Norte do Paraná nas décadas de 70 e 80 – de Cianorte, cidade onde o autor passou sua infância, e também de Londrina, onde estudou Jornalismo.
O livro foi editado pelo selo londrinense Grafatório Edições e publicado em uma edição especial, com xilogravuras feitas pelo artista mineiro Luís Matuto. Além disso, o livro traz uma capa impressa em serigrafia sobre lona de caminhão. Na noite do lançamento, além da sessão de autógrafos, o autor ministrará a palestra Biografia e Crítica Cultural.
____________
Jotabê Medeiros é jornalista e escritor. É autor da biografia Belchior – Apenas um rapaz latino-americano, editada em 2017 pela Todavia, e que se tornou um dos livros mais lidos no Brasil naquele ano. Em 2019 publicou, também pela Todavia, Raul Seixas – Não diga que a canção está perdida, a história do pioneiro do rock brasileiro, o baiano Raul Santos Seixas. A última biografia que escreveu foi Roberto Carlos: por isso essa voz tamanha, publicada pela mesma editora em 2021. Como jornalista, Jotabê foi crítico de música da revista SomTrês, trabalhou na Folha de Londrina, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, revista VEJA SP, na CNT/Gazeta de Televisão e na revista CartaCapital.