Sesc PR
Paraná
Lançamento de livros
Lançamento de livros

Lançamento: “Marcas no corpo: aproximações entre arte, violência e gênero”, de Renata Santana

Lançamento, autógrafos e bate-papo com a autora

14
Gratuito

O livro Marcas no Corpo: aproximações entre arte, violência e gênero é um relato da experiência da artista-pesquisadora Renata Santana, vivida entre os anos de 2018 e 2022, na cidade de Londrina, Paraná.

Durante este período, a artista realizou diversas atividades formativas e artísticas com coletivos de mulheridades, sempre com o olhar voltado para problematizar a violência de gênero. O livro foi divido em três recortes temporais distintos, relacionados à pandemia da covid-19: pré-pandemia, pandemia e a retomada das atividades presenciais. A partir do estudo da autoetnografia, da interseccionalidade e do feminismo decolonial, analisa as ações artísticas, educativas e políticas realizadas com os coletivos de mulheridades Nós Clandestinas, Marcas no Corpo e Frente Feminista de Londrina, Paraná e o Ninfeias – Núcleo de INvestigações FEminIstAs, de Ouro Preto (MG). Retrata o processo criativo da artista, radicalmente atravessado pela maternidade, na qual vida e a arte se imbricam.

______

Renata Santana é artista feminista, pesquisadora, professora e produtora cultural. Cursa Doutorado em Artes Cênicas (Unesp/SP), é mestra em Artes Cênicas (UFOP/2023), especialista em Artes Visuais (UEM/2019), graduada em Artes Cênicas (UEL/ 2012) e em Psicologia (UEL/2004). Dá aulas de teatro para crianças e é criadora do curso Performativas: práticas de (re)existência, que propõe o estudo teórico e prático da performance arte em diálogo com o pensamento feminista brasileiro. Participa dos grupos de pesquisa Núcleo de Investigações FEminIstAS – Ninfeias (Ufop/MG) e Grupo de Poéticas Atorais (Unesp/SP). Destaca entre seus trabalhos de maior relevância as experiências associadas aos coletivos de mulheridades, como a criação e produção do espetáculo Bizarria: substantivo feminino, boa postura, com o coletivo Nós Clandestinas, e as ações performativas, teatrais e liminares criadas durante a vigência do projeto As Marcas no Corpo (2018–2023), realizado com a artista londrinense Natália Viveiros. Em sua pesquisa solo criou as performances Manual de Sobrevivência ao Aborto Clandestino (2021) e Invólucro: uma poética do nascer (2012).

Este evento faz parte de

Sesc Mulheres

No mês de março deste ano, o projeto Sesc Mulheres chega a sua 5ª edição celebrando as mulheres e sua rica e indispensável contribuição para a construção sociocultural de nosso país. As ações do Sesc Mulheres acontecem nas Unidades Sesc da Esquina, em Curitiba; Sesc Londrina Cadeião e Sesc Pato Branco, com o intuito de […]