Frente à declaração da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, o mês de junho foi instituído como o Mês de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
Diante de um cenário de aumento do envelhecimento populacional, a exigência de se destinar mais atenção a essa população é fundamental. Esses atos de violência contra essas pessoas ocorrem nas relações pessoais, familiares e institucionais, e são presenciados em todas as classes sociais. Por sua condição, muitas vezes de vulnerabilidade, a violência se apresenta associada às relações de poder, resultando em transgressões em todos os âmbitos: físico, psicológico, moral, sexual e patrimonial.
Assim, “Junho Violeta” surge com o objetivo de despertar a sociedade para a conscientização e prevenção da violência às pessoas dessa faixa etária, para coibir, reduzir e amenizar o seu sofrimento, com ações que atendam os seus anseios e necessidades.
O Sesc Paraná realiza o atendimento à pessoa idosa desde 1975 e no decorrer de todos esses anos vem inovando os serviços ofertados nos grupos de Trabalho Social, com ações que contribuem para a prática reflexiva e o estímulo à participação social, resultando na melhoria da qualidade de vida, na promoção do bem-estar na longevidade. Dessa forma, o Sesc PR não poderia ficar de fora dessa mobilização. Durante o mês de junho, suas Unidades de Serviço realizarão ações como palestras e oficinas nos encontros dos grupos de pessoas idosas.