Um dos mais destacados nomes da literatura brasileira atual, Itamar Vieira Júnior, autor do romance “Torto Arado”, estará em Curitiba-PR para a abertura da 43ª Semana Literária & Feira do Livro. O autor abordará temas centrais no debate contemporâneo sobre literatura e sociedade. A palestra será mediada por Raimundo Santos e Iamni Reche Bezerra.
A ação compõe a programação da 43ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro e a participação é gratuita e livre para todas as idades. Recomenda-se chegar cedo ao local.
Itamar Vieira Junior foi ganhador do badalado Prêmio Jabuti 2020 com o romance Torto Arado, que continua na lista dos livros mais vendidos do país, o escritor tem no Nordeste as grandes referências existenciais e também na construção das obras literárias. Torto Arado também recebeu em Portugal os prêmios LeYa 2018 e Oceanos 2020. Nascido em Salvador (BA) em 6 de agosto de 1979, ele tem raízes familiares no interior da Bahia e viveu a adolescência em Pernambuco e, na sequência, em São Luís, no Maranhão. A entrada no universo literário começou em 2012, quando publicou o livro de contos Dias, que venceu o XI Prêmio Projeto de Arte e Cultura (Bahia). Em seguida, A Oração do Carrasco (2017/contos) foi finalista do Prêmio Jabuti, segundo lugar no Prêmio Bunkyo de Literatura 2018 e vencedor do Prêmio Humberto de Campos da União Brasileira de Escritores. Itamar publicou ainda Doramar ou a odisseia (2021/contos) e Salvar o Fogo (2023/romance).
Sobre os mediadores:
Raimundo Santos nasceu no nordeste brasileiro, mais precisamente na cidade de Sousa na Paraíba , em 1984, mora me Curitiba desde 1992. Possui graduação em Gestão da Informação Universidade Federal do Paraná e especialização em Contação de histórias e literatura infantil juvenil pela Fatum educação. Atualmente atua na biblioteca do Sesc Paço da Liberdade com mediação de leitura e narração de história.
Iamni Reche Bezerra é doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp. Publicou, em 2021, o livro de poemas “De dentro do ônibus um aceno” (Urutau). Atua no Sesc Paço da Liberdade com curadoria e produção cultural na área de literatura.