A escritor Otto Winck recebe o público para sessão de autógrafo de seu livro “Forte como a morte”.
A ação compõe a programação da 43ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro e a participação é gratuita e livre para todas as idades.
Sinopse:Numa família pobre, de origem polonesa, no interior do Paraná, Rosália, filha única recém entrada na puberdade, acorda com os estigmas da Paixão de Cristo – ferimentos nas partes do corpo em que Jesus teria sido pregado à cruz. Uns a consideram santa; outros, fraude. Numa narrativa em terceira pessoa, em que o foco se alterna entre vários personagens, ele nunca recai sobre a menina, resumida a objeto de interesse, curiosidade ou devoção.
Quinze anos depois, Rosália é uma mulher casada, mãe de três filhos. Não tem mais os estigmas e vive em uma fazenda ocupada por trabalhadores rurais sem-terra. Há tensão no ar, pois a polícia pode aparecer a qualquer momento para expulsá-los. Em meio à confusão da ação policial, ocorre uma tragédia – e, outra vez, um fenômeno inexplicável envolvendo Rosália é testemunhado pelo padre que assessora o acampamento. Este padre, mais tarde, iniciará a redação de um livro: o romance que os leitores têm em mãos.
“Forte como a morte”, narrado com maestria por Otto Leopoldo Winck, é como uma rosácea (vitral em forma de rosa, comum nas fachadas das catedrais góticas), cujas pétalas vão se abrindo e revelando histórias, que tem como pano de fundo o Brasil nas últimas quatro décadas.
Otto Leopoldo Winck nasceu no Rio de Janeiro e vive em Curitiba/PR. É mestre e doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e leciona na Puc-PR e Uniandrade. Vencedor do prêmio da Academia de Letras da Bahia, com o romance “Jaboc” (Ed. Garamond). Vencedor do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, categoria Poesia, com “Cosmogonias” (Kotter Editorial). O ensaio “Minha pátria é minha língua: identidade e sistema literário na Galiza” (Kotter Editorial), resultado de sua pesquisa de doutorado, narra o nascimento da língua portuguesa. “Forte como a morte” é seu terceiro romance e seu oitavo livro.