Na exposição Deslocamentos, Andrea V Zanella apresenta obras realizadas a partir de 2014, que somam desenhos sobre diversos suportes – tecido, papel, madeira, acrílico – e pinturas sobre tela. Os deslocamentos remetem tanto às pinturas figurativas, uma série de imagens de escadas por onde a artista passou, como também se referem aos deslocamentos entre materiais e linguagens.
No romance Manual de pintura e caligrafia de José Saramago (originalmente de 1977), o escritor português coloca o leitor em contato com um pintor de retratos que resolve experimentar a escrita. É possível acompanhar então este processo e as reflexões advindas dessa mudança de meios expressivos. Andrea V Zanella faz uma espécie de caminho semelhante, porém inversa ao personagem de Saramago. Após muitos anos de dedicação à escrita acadêmica, e demorados estudos sobre o processo de escrever, resolveu se dedicar às artes visuais. Pode-se dizer que a fotografia foi uma espécie de linguagem artística intermediária que foi objeto de seus estudos e sua prática constante, como metodologia de pesquisa, mas também como produção artística individual.
O processo da artista é, em geral, serial e muitas vezes simultâneo. Descoberto um caminho criativo, ela o explora quase infinitamente para, então, deslocar-se para outras experimentações em linguagens diversas.