O músico e professor Julio Pitthan traz seu trabalho de pesquisa e educação em Maputo/Moçambique.
Em seu trabalho, identificou a necessidade de elucidar como a técnica vocal influencia na manutenção da saúde vocal de um aluno de canto, além do desempenho performático dos grupos nos quais atua. Seu estudo revela que técnica adequada, a preparação corporal prévia e os cuidados com a saúde preservam o desempenho vocal e a evolução técnica de quem canta e de quem ensina canto.
Neste bate-papo, abordará tópicos como a psicologia humanista na educação, suas experiências e metodologias, falará sobre o projeto social do qual fez parte, sobre as relações da infância e o canto, entre outros.
É relevante pensarmos sobre diversas culturas e as formas de nos relacionarmos com processos educativos por meio das linguagens artísticas, além de destacarmos como o ensino do canto impacta na infância e as possibilidades de preservação da saúde de quem atua no campo dos projetos sociais.
________
Julio Chagas Pitthan é mestrando em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas, Especialista em Canto e Expressão, com mais de vinte anos de atuação na área cultural. É professor de canto há mais de sete anos, atuou como preparador vocal e regente dos Coros Infantil, Juvenil e de Câmara no Projecto Xiquitsi em Maputo/Moçambique. Gestor e produtor cultural autônomo com diversos projetos aprovados nos âmbitos estadual e municipal, é também parecerista de editais culturais desde 2022. É cantor premiado com a quinta colocação na categoria Estadual Adulto do Festival Della Canzone Italiana e com o Prêmio Destaque, por aclamação popular, no Festival da Canção Candeias da Soledade/RS.