Sesc PR
Paraná
Diálogos
Diálogos

Café com Quê?: Representação midiática dos Avá-Guarani na região de Guaíra, com Ana Lúcia Ortiz

12
Gratuito

A pesquisadora e psicóloga indígena Ana Lúcia Ortiz Martins trará para debate com o público sua pesquisa sobre a “Representação Midiática dos Avá-Guarani na Região de Guaíra: Sentidos de Marginalidade e Sofrimento”.

Trata-se de uma pesquisa cartográfica sobre como as representações midiáticas dos Ava-Guarani da região de Guaíra-PR estão relacionadas às subjetividades dos jovens das comunidades indígenas daquela região. Buscou-se compreender o agenciamento de subjetividades pela mídia local, em especial na construção de sentidos de marginalização social e sofrimento psíquico. O recorte neste segmento se deve ao alto número de suicídios junto aos jovens dessas comunidades.

A pesquisadora identificou a Organização Nacional de Garantia ao Direito de Propriedade (Ongdip) como um agente anti-indígena que incita ódio, violência, preconceito e ações contra os Avá–Guarani no Oeste do Paraná.  Assim, pela importância e contemporaneidade deste assunto, a roda de conversa e diálogo vai debater questões relevantes ao campo da psicologia e da comunicação social e suas influências na cultura e sociedade brasileira.

O pertencimento étnico de Ana Lucia à comunidade indígena Avá-Guarani proporciona uma aproximação maior com a realidade dos jovens indígenas da região Oeste do Paraná, do município de Guaíra, principalmente no que tange ao desconhecimento sobre o sofrimento psíquico desses jovens. Trata-se de uma oportunidade de observar como a mídia local veicula a existência de um estigma em relação ao jovens Avá-Guarani, influenciando no sofrimento.

__________
Ana Lúcia Ortiz Martins  é graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, mulher indígena Guarani, mãe e ativista na causa indígena. É também pesquisadora em formato de Iniciação Científica e outras modalidades.  Atuou por um ano em um projeto de extensão para formação continuada sobre relações étnicos-raciais com uma equipe multidisciplinar e socioassistencial da escola estadual de Londrina. Realiza palestra e oficina em escolas e diversos outros espaço sobre identidades indígenas e racismo contra indígenas. Atualmente faz parte da coordenação de núcleo de psicologia dos povos indígenas pelo CRP-PR.

Este evento faz parte de

Café com Quê?

Café com leite, café com bolacha, café com bolinho de chuva, café com amigos, café com frio, café com filme, café com música, café com rock, café com beleza, café com... O café é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento paranaense, com destaque para o Norte do estado. Pensando no resgate dessa memória, o Café com […]