A pesquisadora e psicóloga indígena Ana Lúcia Ortiz Martins trará para debate com o público sua pesquisa sobre a “Representação Midiática dos Avá-Guarani na Região de Guaíra: Sentidos de Marginalidade e Sofrimento”.
Trata-se de uma pesquisa cartográfica sobre como as representações midiáticas dos Ava-Guarani da região de Guaíra-PR estão relacionadas às subjetividades dos jovens das comunidades indígenas daquela região. Buscou-se compreender o agenciamento de subjetividades pela mídia local, em especial na construção de sentidos de marginalização social e sofrimento psíquico. O recorte neste segmento se deve ao alto número de suicídios junto aos jovens dessas comunidades.
A pesquisadora identificou a Organização Nacional de Garantia ao Direito de Propriedade (Ongdip) como um agente anti-indígena que incita ódio, violência, preconceito e ações contra os Avá–Guarani no Oeste do Paraná. Assim, pela importância e contemporaneidade deste assunto, a roda de conversa e diálogo vai debater questões relevantes ao campo da psicologia e da comunicação social e suas influências na cultura e sociedade brasileira.
O pertencimento étnico de Ana Lucia à comunidade indígena Avá-Guarani proporciona uma aproximação maior com a realidade dos jovens indígenas da região Oeste do Paraná, do município de Guaíra, principalmente no que tange ao desconhecimento sobre o sofrimento psíquico desses jovens. Trata-se de uma oportunidade de observar como a mídia local veicula a existência de um estigma em relação ao jovens Avá-Guarani, influenciando no sofrimento.
__________
Ana Lúcia Ortiz Martins é graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, mulher indígena Guarani, mãe e ativista na causa indígena. É também pesquisadora em formato de Iniciação Científica e outras modalidades. Atuou por um ano em um projeto de extensão para formação continuada sobre relações étnicos-raciais com uma equipe multidisciplinar e socioassistencial da escola estadual de Londrina. Realiza palestra e oficina em escolas e diversos outros espaço sobre identidades indígenas e racismo contra indígenas. Atualmente faz parte da coordenação de núcleo de psicologia dos povos indígenas pelo CRP-PR.