O debate proposto pela atriz Andrea Barros Pimenta e Silva traz um momento de explanação e troca de informações sobre a dramaturgia feminina na Palhaçaria, dialogando e abrindo espaços para trocas sobre saberes ancestrais. A temática mostrará a trajetória de uma dramaturgia feminina dentro da arte da palhaçaria, visto que, historicamente, essas criações eram todas conduzidas pelos contextos dos indivíduos do sexo masculino e seus diálogos.
Em um bate-papo descontraído e interativo com o público, serão abordados tópicos como o ofício da palhaça, sua construção e maturação; a construção da dramaturgia dentro da palhaçaria feminina; fomentar e trazer temas que envolvem o universo feminino. A artista Adelvane Neia de Lima – a Palhaça Margarida – será convidada especial neste encontro!
_________________
Andrea Pimenta é Pedagoga, pós-graduada em Educação Ambiental e Arte e Educação. Desde 2005 pesquisa e atua a arte da palhaçaria: em grupos e solo com espetáculos, performances, hospitais, teatros, escolas, eventos, festivais.
Pesquisa e atua na área da educação desde 2000, com oficinas e vivências para crianças e famílias, sensibilização de profissionais, aulas em escolas privadas e públicas, publicação de artigo e promovendo momentos de diálogos e reflexões na sociedade.
Desde 2005 integra o CLAC – Centro de Artes; foi responsável pela criação e atuação no espetáculo Palhaças sim Senhoritas!, da Mostra do Teatro do Oprimido de Londrina; da Mostra Circo e Teatro – Sesc/Casa de Cultura UEL – Londrina; da Apresentação para os integrantes do Projeto Redução de Danos – Londrina; além de inúmeras a Atuações em eventos, escolas, Cmeis, festas e campanhas com performances circenses.