13/08/2026 | 19h30 às 21h30
Teatro Universitário Engenheira Enedina Alves Marques
Entre as ondas e os trilhos, a alma de um poeta se debate entre a realidade e o sonho, entre a dor e a redenção. Jornada das Almas acompanha a trajetória de um homem negro nascido em um mundo que o rejeita, mas que, através da poesia, tenta construir seu lugar. Atravessando memórias de infância, momentos de consagração e o peso do preconceito, ele enfrenta a dualidade de sua existência: ser aplaudido como intelectual e rejeitado por sua cor. Em um universo onde o mar e os trilhos se confundem com sua própria incerteza, o poeta busca na arte sua transcendência, na esperança de que seu nome e sua voz jamais se percam no esquecimento.
A ação compõe a programação da 45ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, que tem como tema central “Tudo cabe na palavra”. A participação é gratuita e livre para todas as idades. Recomenda-se chegar ao local com antecedência. Para turmas escolares, deve ser feito agendamento na unidade Sesc.
Fundado em 2012 e legalmente constituído em 2017, em Francisco Beltrão (PR), o Grupo de Teatro Sinapse desenvolve projetos culturais que unem arte e educação, difundindo movimentos artísticos e ampliando o acesso a obras culturais para os mais diversos públicos. Seu repertório abrange espetáculos de teatro, contação de histórias, oficinas de teatro e artes circenses, mediação de leitura e oficinas de escrita criativa. Sob a direção geral de Anthony Cruz — ator, diretor, dramaturgo e instrutor de artes circenses — e a direção administrativa de Isadora Schemmer, atriz e diretora de produção, o grupo mantém um elenco permanente somado a artistas convidados, reunindo profissionais de teatro, música e contação de histórias.