17/10/2025 | 8h às 12h
Sesc Maringá
Brincadeira também é história! Brincando aqui no Brasil ou na África, crianças e adultos aprendem, ensinam, trocam e se divertem! A oficina propõe jogos musicais e corporais tradicionais de diferentes países do continente africano, que mesclam música, movimento, linguagem e dança e estimulam a coletividade e a circularidade.
A oficina também apresenta formas de brincar de diferentes povos indígenas, sobretudo Pataxó. Brincar é estar em roda, cantar, dançar e interagir. Não existe idade para brincar, é um jogo circular, de conexão de diferentes faixas etárias e condições. A vivência oferece uma possibilidade de ações com base nos saberes originários, como uma importante ferramenta de contracolonização corporal. As pessoas participantes serão convidadas a vivenciarem os valores civilizatórios afro-indígenas, serão chamados a gingar no movimento do “infanciar”, possibilitando momentos de criação e reflexão a partir desses saberes, que são caminhos de rio fluídos, sem barreiras que formatam e colonizam. A oficina é um convite para fincar os pés no chão de terra e tecer histórias com fios de ancestralidade negra e indígena.
Sobre o Grupo Baquetá
(Curitiba-PR)
Grupo Baquetá foi fundado na cidade de Curitiba, em 2009, por Kamylla dos Santos. O grupo, composto por pessoas negras e indígenas, tem como compromisso construir coletivamente contextos que instiguem reflexões e entendimentos que promovam o respeito à diversidade, sobretudo étnico-raciais, por meio de produções que mesclam música, teatro e dança afroindígena. Todas as composições musicais e dramaturgias dos espetáculos são autorais. Baquetá tem sido reconhecido nacionalmente, recebendo prêmios como o Leda Maria Martins, na categoria Muriquinho, e o Pretas Potências.
Pré-inscrição
Preencha o formulário abaixo para realizar sua pré-inscrição nesta atividade: