Até 30/04/25 | 9h às 21h
Sesc Bela Vista do Paraíso
A exposição “Um gosto de Sol” apresenta uma série fotográfica elaborada a partir das memórias das leituras de álbuns de família e projeções de slides ocorridas na infância e adolescência do fotógrafo Fábio Alcover. O isolamento causado pela pandemia de Covid-19 fez com que o artista passasse a fotografar o ambiente doméstico e notasse a presença de seus amigos e familiares em objetos, fotos e nas memórias que estes despertavam. Neste contexto, percebe que as marcas mais significativas não são aquelas físicas, mas as mais voláteis e mais profundas do que qualquer marca física e concreta jamais poderia ser. O que podemos tocar são apenas as cicatrizes de experiências vividas. As relações afetivas que estabelecemos com os elementos que estão no mundo – o que eles representam para nós – é o mais relevante. Elas estão na nossa constituição mais íntima, são a matéria que funda as memórias, os sentimentos e os sonhos, e são a essência de quem somos e nos acompanha onde quer que estejamos. Partindo dessa ideia, o artista relembra como muitas das suas memórias estão associadas às histórias que ouvia nas sessões de slide, e passa a projetar fotos de família em espaços da casa, tentando materializar em forma de imagem a presença destes afetos nos espaços domésticos e a registrar estas presenças em novas imagens. Desta experiência resultou a série “Um gosto de Sol”, aqui apresentada.
Fábio Alcover (1979) é fotógrafo e artista visual natural de Londrina (PR), onde vive e produz. É especialista em Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico pela Universidade Estadual de Londrina, onde cursa atualmente Licenciatura em Artes Visuais. Em sua pesquisa, se debruça sobre as questões das memórias e dos afetos e como estes contaminam nossas percepções e relações de/com os espaços e objetos. Partindo de arquivos de família e experiências pessoais, busca ir além do autobiográfico, explorando as convergências entre particular e universal. Como fotógrafo, atua na área de cultura, artes e espetáculos há mais de 15 anos, tendo registrado centenas de espetáculos das mais variadas linguagens e diversas edições dos mais relevantes festivais e eventos culturais da cidade.
Esta exposição faz parte do projeto ArteSesc, que tem como principal objetivo estimular a produção em Artes Visuais, oferecendo ao público do Sesc Paraná uma programação regular de exposições individuais e coletivas, além de diversas ações formativas, tais como visitas mediadas, debates, oficinas, palestras e desenvolvimento de experimentações. Dessa forma, o Sesc Paraná reafirma seu compromisso em estimular a fruição, a reflexão e a formação de público na linguagem de artes visuais.