09/05/2025 | 19h30
Sesc Maringá
Graça captura a beleza e a força dos ciclos de transformação, revolução e multiplicação da vida e da natureza. Com trinta anos de trajetória ininterrupta, a companhia recebe, pela primeira vez, a concepção de uma artista-mulher: Morena Nascimento. A bailarina e coreógrafa mineira, que se graduou na Alemanha e integrou a Tanztheater Wuppertal, incensado grupo de Pina Bausch, desenha um espetáculo em que transparece a multiplicidade desdobrável e criadora do feminino. Toda a trilha sonora evoca a voz, a presença e a postura de Gal Costa, a baiana Maria da Graça, outra mulher cuja ousadia e talento são incontornáveis na arte brasileira. O jogo de contrastes tropicalista, afinado em sua brasilidade rural-urbana, traduz-se na montagem em uma reflexão profunda sobre a dádiva da existência, na qual convivem vida e morte, claridade e escuridão, prazer e dor, ousadia e delicadeza, natureza e civilização. Oposições que movem o motor dos dias e permitem com que se possa grassar tudo quanto existe.
Sobre o grupo: o Ballet de Londrina é um grupo profissional que possui mais de trinta anos de trajetória, consolidando-se como uma das mais longevas companhias estáveis de dança do interior do Brasil. Sua história é marcada pela resistência na manutenção de um trabalho ininterrupto e pela constante reinvenção de linguagem, sempre no campo da dança contemporânea. A companhia é parte da Fundação Cultura Artística de Londrina, a Funcart, e é mantida por convênio com a Prefeitura Municipal da cidade. Criado em 1993, o Ballet traz no currículo 35 espetáculos, que circularam por inúmeras turnês nacionais e internacionais, dentre elas na Europa, África e América Latina.
Coreografia: Morena Nascimento em colaboração com o elenco
Dramaturgista e colaborador geral: Renato Forin Jr.
Diretor e ensaiador do Ballet de Londrina: Marciano Boletti
Assistente de direção e direção de produção: Danieli Pereira
Figurinos: o grupo
Costureira: Cida Fernandes
Edição de trilha sonora: Sara Delallo
Aderecista: Luciana Lupi
Desenho de luz: Ricardo Grings
Elenco: Alessandra Menegazzo, Duda Santos, Ione Queiroz, José Villaça, Matheus Nemoto, Nayara Stanganelli, Viviane Terrenta e Wesley Silva.
Assessoria de imprensa e textos: Renato Forin Jr.
Mídias sociais: Maria Eduarda Oliveira
Fotos: Fábio Alcover
Videomaker: Arthur Ribeiro
Realização: FUNCART - Fundação Cultura Artística de Londrina e Secretaria de Cultura/Prefeitura Municipal de Londrina
A FUNCART é uma instituição privada sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública municipal pela lei 6592/24/05/06, que atua nos setores da cultura e assistência social e é parceira da prefeitura de Londrina desde 1993.