Sesc PR
Paraná
Diálogos
Diálogos

Diálogos no Paço: perspectivas indígenas antirracistas

Com Geni Núñez

Até 06/11/26 | 19h às 21h

Sesc Paço da Liberdade

Gratuito

O Diálogos no Paço, projeto do Sesc Paço da Liberdade voltado à reflexão crítica sobre temas contemporâneos, recebe a pesquisadora, escritora e psicóloga Geni Núñez para a palestra Perspectivas indígenas antirracistas.

A atividade propõe uma discussão sobre as especificidades do racismo anti-indígena e os caminhos para seu enfrentamento, a partir das perspectivas do povo Guarani e das contribuições acadêmicas e políticas desenvolvidas pela palestrante.

Sobre a palestrante

Geni Núñez é ativista indígena Guarani, escritora e psicóloga. Possui doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC e mestrado em Psicologia Social. Realizou pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados da USP. Foi membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e integra a Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos/as (Abipsi). Também atua como coassistente da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY).

É autora dos livros Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar (2023) e Felizes por enquanto (2024), publicados pela Editora Planeta.

Sobre a palestra

Com base em sua tese de doutorado, Geni Núñez propõe uma leitura crítica dos conceitos de raça, etnia, relações étnico-raciais e da construção da branquitude. A palestra aborda ainda a diversidade dos modos de viver indígenas em contraposição à lógica da monocultura, tanto do pensamento quanto das formas de existência.

Uma reflexão essencial sobre outras maneiras de habitar o mundo, ampliar perspectivas e fortalecer práticas antirracistas a partir dos saberes indígenas.

Serviço:

Informações:
Sujeito a lotação
Data e Horário:
Até 06/11/26 | 19h às 21h
Endereço:
Praça Generoso Marques, 189
Ingressos:
A entrega de ingressos será realizada uma hora antes, na Central de Relacionamento da unidade
Sesc Paço da Liberdade:
Este evento faz parte de

Debates Contemporâneos

O Projeto Debates Contemporâneos no Sesc Paço da Liberdade aborda questões a partir das perspectivas cultural, social e filosófica, sensíveis à sociedade do século XXI e com o objetivo de oferecer visões críticas dos processos sociais contemporâneos. A partir de palestras e debates, o projeto procura trazer a diferentes públicos conhecimento sobre questões contemporâneas relevantes, […]