22/05/2025 | 19h às 21h
Sesc Londrina Cadeião
Sabemos que a língua é viva, dinâmica, revela relações de poder, evidencia demandas sociais e materializa toda e qualquer ideologia. Pensar os sentidos para além do texto (escrito e falado) é importante para ajudar a disseminar o conhecimento, desvelando os mecanismos internos da linguagem.
Neste contexto, o professor e doutor em Estudos da Linguagem Reinaldo Zanardi traz para o debate as teorias linguísticas sobre os processos de construção de sentidos, dando enfoque em duas de diversas teorias: a variação linguística (William Labov) e o discurso (Michel Pêcheux). Ele apresentará textos de diferentes suportes (mídia tradicional, mídia digital e redes sociais) para refletirmos sobre os sentidos produzidos, relacionando-os à história e ao social. Reflexões serão colocadas em destaque a respeito da abundante circulação de mensagens, do tráfego livre de informação falsa e como os sentidos, muitas vezes, apontam para uma realidade simbólica, descolada do real. Qual o instrumento para isso, senão a linguagem, por meio de textos escritos, falados, imagéticos ou sincréticos?
É importante apreendermos os mecanismos de funcionamento da linguagem para, depois, apreendermos como se constrói o sentido a partir do discurso e da variação linguística. Nesta conversa, ele destacará como o sentido produzido pela linguagem gera diferentes significados a partir de quem o interpreta. Isso ocorre por diferentes mecanismos, desde o conhecimento de mundo e/ou enciclopédico, até a qualidade e a quantidade de informação acumulada, além das posições ideológicas.
______
Reinaldo César Zanardi é doutor em Estudos da Linguagem, mestre em Comunicação e jornalista pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É professor colaborador do Departamento de Comunicação da UEL, desde 2017. Foi coordenador do curso de Jornalismo da Unopar; repórter freelancer da Folha de Londrina e repórter da Rádio Tabajara/CBN. É ator do grupo de teatro Boca de Baco. Mantém desde janeiro de 2023, em sua conta no Instagram (@rczanardi), o quadro “Um Minuto de Linguagem”.