Sesc PR
Paraná
Diálogos
Diálogos

Café com Quê?: História e contexto do Haiti - Conhecer para humanizar, com Giovani Giroto

l

15/05/2025 | 19h às 21h

Sesc Londrina Cadeião

Gratuito

O início da década de 2010 foi marcado por um grande fluxo de migração haitiana para o Brasil. Nesse processo, o Paraná foi um importante estado na acolhida desses migrantes, principalmente os municípios Londrina, Maringá e Pato Branco. Muitos desafios foram vivenciados pelos migrantes. Se, por um lado, havia uma garantia de permanência no país, por outro, hostilidade e preconceito. Por conta disso, muitas instituições da sociedade civil (igrejas e instituições educacionais, por exemplo) passaram a promover campanhas de acolhida, além de tentarem conscientizar a população brasileira para as questões pertinentes à identidade e à cultura haitiana.

O debate proposto pelo professor Giovani Giroto provoca reflexões sobre a necessidade de conhecermos a história do Haiti, de tecermos reflexões sobre as condições do povo haitiano,  sobre o processo de colonização e escravização, sobre a libertação e independência do Haiti, sobre os governos ditatoriais e internacionalização política, as catástrofes naturais e crises sanitárias. Depois, pensarmos nos impactos e nos reflexos da migração para o Brasil, as políticas, o racismo e a xenofobia, a inclusão cultural e educacional. Enfim, conhecermos os processos migratórios que compõem nosso país, já que é por meio do conhecimento que se torna possível a humanização de povos migrantes.

Tratar dessa temática em uma cidade como Londrina, que foi colonizada e mantém estruturas culturais anda colonizadoras, é importante para repensarmos nossa formação.

_______

Giovani Giroto é doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá; pesquisador Bolsista vinculado à Capes; mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2020). Possui graduações em Filosofia e em Pedagogia, além de especialização em docência.

É membro do Projeto de Extensão “A inserção dos imigrantes em território maringaense” (UEM), também do Comitê gestor de Política dos Imigrantes e Refugiados (UEM), da Comissão de Migração e Refúgio da Cáritas Maringá. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Novos Fluxos Migratórios, Diáspora Haitiana, Refugiados e Migrantes em situação de vulnerabilidade e com direitos violados no Brasil, processos de escolarização de crianças migrantes, políticas de inclusão de migrantes na educação superior brasileira, Educação Antirracista e Antixenófoba.

Serviço:

Data e Horário:
15/05/2025 | 19h às 21h
Endereço:
Rua Sergipe, 52
Sesc Londrina Cadeião:
Este evento faz parte de

Café com Quê?

Café com leite, café com bolacha, café com bolinho de chuva, café com amigos, café com frio, café com filme, café com música, café com rock, café com beleza, café com... O café é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento paranaense, com destaque para o Norte do estado. Pensando no resgate dessa memória, o Café com […]