Sesc PR
Paraná
Diálogos
Diálogos

Café com Quê?: Augusto de Campos no século XXI - Semiótica, tradução e poesia visual, com Matheus Migotto

l

29/05/2025 | 19h às 21h

Sesc Londrina Cadeião

Gratuito

Neste encontro, o escritor e pesquisador Matheus Willian Migotto pretende apresentar ao público a obra do poeta Augusto de Campos e como ela consegue, por meio dos poemas visuais, traduzir obras artísticas oriundas de diferentes formatos, tais como um happening da cantora Erikah Badu, um sermão do padre Antônio Vieira, um haicai de Bashô, um dístico do poeta latino Catulo e até uma fotografia do músico Giacinto Scelsi.

Além da importância da divulgação de pesquisas em literatura contemporânea desenvolvidas na universidade, a conversa também pretende mostrar que poesia e tradução estão muito além das formas fixas e tradicionais; ao abordar como os signos são transpostos de uma mídia para outra, recuperando, recriando e transformando os sentidos dos textos originais.

Outro ponto é a possibilidade ímpar de divulgar a obra de um artista como Augusto de Campos, abordando temas como liberdade de criação poética e engajando o público no diálogo com uma poesia multimídia e com mais de 2.000 anos de história da literatura.

___________

Ex-engenheiro, Matheus Migotto é hoje mestre e doutorando em Letras pela Universidade Estadual de Londrina. Atua como poeta, professor e pesquisador. Possui um livro de poemas visuais publicado em 2013 sob o título de “Menos E Elevado a I Pi”, além de contos e poemas publicados em diversas coletâneas. Seu atual foco de estudo e pesquisa é em semiótica, tradução criativa e poesia visual.

Serviço:

Data e Horário:
29/05/2025 | 19h às 21h
Endereço:
Rua Sergipe, 52
Sesc Londrina Cadeião:
Este evento faz parte de

Café com Quê?

Café com leite, café com bolacha, café com bolinho de chuva, café com amigos, café com frio, café com filme, café com música, café com rock, café com beleza, café com... O café é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento paranaense, com destaque para o Norte do estado. Pensando no resgate dessa memória, o Café com […]