08/05/2025 | 19h às 21h
Sesc Londrina Cadeião
O jornalista Lucas Cabana traz para o debate o papel da Assessoria de Imprensa no Brasil atualmente, expondo pontos como a necessidade de não apenas ter formação em comunicação e jornalismo, mas, sobretudo, em jogo de cintura. A área de trabalho, que tem menos de 40 anos de história e inúmeros profissionais, ainda é romantizada e estereotipada em alguns aspectos e até hoje vive uma transmutação diária desde a consolidação da primeira agência na década de 1970, em pleno ápice da contracultura e do movimento tropicalista.
O press-kit (os famigerados “mimos” disseminados principalmente pelos influenciadores digitais) é o principal elo para divulgação e entrosamento com a imprensa e isso exigiu que o assessor modificasse sua forma de atuar com as novas estruturas comerciais da Indústria Cultural. E ainda existem as áreas quase marginalizadas quando o assunto é assessoria de imprensa: por exemplo, o underground ou a cena independente na música.
A partir da suas pesquisas, sua atuação na área e suas experiências, Lucas conduzirá reflexões sobre como o papel e o know how do assessor de imprensa no século XXI são transformadores para a comercialização de produtos e os meios de consumo, evitando que o uso da inteligência artificial transforme a comunicação em verdadeira assessoria de encrenca. Nesta roda de conversa, ele destacará como a assessoria de imprensa e comunicação são aliadas imprescindíveis para a construção de estratégias, branding e gerenciamento neste novo universo cultural visivelmente em crise, em que o artista independente tem que garantir seu espaço competindo com injeções astronômicas de capital.
______
Lucas Cabaña foi selecionado no V Prêmio Petrobras de Jornalismo, indicado e finalista do Prêmio Profissionais da Música e recebeu moção de louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal em reconhecimento ao profissionalismo e relevância em projetos culturais e, em especial, à música brasileira. É reconhecido também como um dos principais jornalistas musicais do sul do país, assim como a sua atuação no âmbito da assessoria de imprensa para artistas e eventos culturais no Brasil e exterior.
Assessorou grandes projetos nacionais, entre eles o 4º Prêmio Culturas Indígenas – Edição Raoni Metuktire, além de eventos como o Festival Internacional Denise Stoklos de Solo Performance, a Feira Internacional da Música do Sul, o The Wrong-New Digital Art Biennale, Sofar Sounds e Festival Internacional Ruído (En)Cena. Entre artistas nacionais e internacionais, assinou assessorias de nomes como Lee Ranaldo (ex-Sonic Youth), Luiza Lian, Cori Malvestuto, Janine Mathias, Iria Braga, Rubia Divino, Leandro Ferraz, Cida Airam, Silvia Machete, Saulo Soull, Jaloo, Pitombas do Amor, entre outros. Atualmente, integra o Conselho de Cultura do Paraná no segmento de literatura, é CEO da Cabana Assessoria, editor-chefe do Música é o Canal, é colaborador de diversos veículos midiáticos do PR e diretor do “Terra Bonita – O Filme”, com lançamento marcado para 2025.